segunda-feira, 10 de junho de 2013

Arrancou em Tafalla a Sentença dos Cidadãos contra a aplicação da doutrina 197/2006

Dezenas de habitantes e agentes sociais da localidade navarra participaram neste passo inaugural da «Sentença dos Cidadãos», manifestando assim o seu repúdio pela «doutrina Parot».
Começou em Tafalla a «Sentença a Cidadãos», uma iniciativa itinerante que tem por objectivo denunciar a aplicação da doutrina 197/2006 e reafirmar a necessidade de dar uma oportunidade à paz em Euskal Herria. Pode-se contribuir para esta «Sentença» até 14 de Setembro, dia em que a iniciativa termina num acto público no pavilhão Anaitasuna, em Iruñea.

No sábado passado, dezenas de habitantes e agentes sociais da localidade navarra participaram neste passo inaugural da «Sentença dos Cidadãos», manifestando assim o seu repúdio pela «doutrina Parot». O facto de esta iniciativa começar em Tafalla tem especial simbolismo. Trata-se da terra natal de Inés del Río, e faltam poucos meses para que o Tribunal Europeu dos Direitos Humanos tome uma decisão sobre o seu caso e sobre a aplicação da doutrina 197/2006. Para o Herrira, a sociedade basca já deu o seu veredicto há bastante tempo: a doutrina 197/2006 e as medidas de excepção que são aplicadas às presas e aos presos políticos bascos devem ser abandonadas para se continuar a construir a ponte necessária à resolução e à paz.

Tafalla foi o ponto de partida para uma iniciativa que há-de chegar a mais de 80 localidades de todo o País Basco, permitindo que as populações contribuam para a versão final da Sentença à medida que esta for passando pelas suas terras. / Fonte: lahaine.org