quinta-feira, 13 de junho de 2013

O Parlamento de Gasteiz reclama a «adequação» das Forças de Segurança do Estado à sua área de competências

Debateu-se hoje no Parlamento de Gasteiz uma iniciativa do EH Bildu que solicitava a retirada das Forças de Segurança do Estado, mas o texto foi rejeitado, com os votos contra de PSE, PP e UPyD e a abstenção do PNV. Então, os jeltzales apresentaram uma iniciativa em que se solicita a «adequação» das FSE «ao seu estrito âmbito de competências, conforme o estabelecido no Estatuto de Autonomia», que foi aprovada na Câmara com o apoio do EH Bildu.

No texto, que voltou a contar com a oposição dos partidos espanholistas, rejeitam-se as homenagens e os agradecimentos à Polícia e à Guarda Civil; também se pede ao Executivo de Gasteiz que trabalhe na Junta de Segurança para estabelecer os critérios da retirada, «conformes às necessidades reais de segurança e às competências atribuídas pelo Estatuto de Autonomia».

Da parte do EH Bildu, Julen Arzuaga criticou o actual cenário «caótico» das forças policiais em Euskal Herria, onde, segundo disse, há 19 992 agentes, 35% dos quais directamente às ordens de Espanha. «Não existe situação análoga em nenhum outro país europeu ou território do Estado», criticou.

Defendeu então a sua retirada, por considerar que neste momento a sua presença «apenas serve para deitar lenha para uma fogueira que já é coisa do passado». «Vão-se embora, retirem-se, dissolvam-se», insistiu. / Ver: naiz.info e Berria / Ver também: ehbildu.net

Ver também: «Dia 15 de Junho o movimento popular "Alde hemendik" vai pedir às forças de ocupação que se vão embora» (aseh) / «15 de Junho: Alde hemendik! / Vão-se embora!» (aseh)

No sábado, 15 mobilizações em 15 terras bascas: alde hemendik!

Leitura: «El próximo sábado» (BorrokaGaraiaDa)
Al fin y al cabo, el hilo conductor de estas y otras iniciativas es la justicia. Sin justicia nunca se podrá construir una Euskal Herria libre y en paz. Y justicia no es el ministerio de justicia, ni los planes de paz de Lakua sino una Euskal Herria soberana con derecho a decidir su presente y futuro, única base que puede asentar un mínimo democrático sin el cual la paz es falsa y la normalizacion lo es de la injusticia.