quinta-feira, 6 de junho de 2013

A propósito do aniversário da Batalha de Noain, actividades para todo o mês de Junho

Para recordar a Batalha de Noain (1521), a iniciativa popular Nafarroa Bizirik fez saber que preparou, juntamente com a Nabarralde e a Orreaga Fundazioa, um programa especial para todo o mês de Junho.

Na conferência de imprensa que anteontem deu em Iruñea, a Nafarroa Bizirik afirmou que «tal como aconteceu em Noain, há batalhas que podemos dar como perdidas. Mas em 2013 há uma batalha que estamos a vencer: a "Batalha da Memória"».

Para dia 29 de Junho - jornada em que se assinala o aniversário da contenda -, foi preparado um programa especial. Em Noain, haverá uma marcha, danças e um almoço popular, entre outras coisas mais. A propósito da batalha, foram ainda agendadas múltiplas iniciativas para todo este mês, como conferências, visitas guiadas ou exibições de documentários.

Para além disso, a Nafarroa Bizirik está a preparar uma obra sobre a Gamazada, episódio da história navarra ocorrido precisamente há 120 anos. «Em nosso entender, este episódio da nossa história é tão importante quanto desconhecido, e não só para entender a Navarra do séc. XIX, mas também a actual [...]». / Ver: naiz.info e Gara / Mais info: Nafarroa Bizirik