domingo, 2 de junho de 2013

Hatortxurock e Lasterbidean: música e desporto uniram-se num fim-de-semana contra a dispersão dos presos políticos

Milhares de pessoas juntaram-se ontem em Atarrabia (Nafarroa) para assistir à 15.ª edição do festival Hatortxurock, em solidariedade com os presos políticos bascos e para ajudar os familiares a fazer frente às despesas geradas pela dispersão.
O festival navarro começou por volta das 18h00, quando da abertura da grande tenda instalada na zona de Entrecementerios. DJ Jo Ta Txo começou por aquecer o ambiente, dando início a um programa (que ele mesmo encerrou, já na madrugada de hoje) em que se incluíam ainda os cubanos La Jodedera, os madrilenos/valencianos Riot Propaganda e os bascos Fermin Muguruza Kontrakantxa, Berri Txarrak e Iheskide.
Lasterbidean, a correr pelos presos e pelo fim da dispersão
À música de ontem em Atarrabia, juntou-se hoje de manhã o desporto em Oiartzun (Gipuzkoa), naquela que foi a primeira edição da iniciativa Lasterbidean. 750 corredores participaram na iniciativa solidária, fazendo um percurso de oito quilómetros em defesa dos direitos dos presos políticos bascos, em que não faltaram fotografias nem o bom ambiente. Na distribuição de prémios, os participantes receberam como lembrança artesanato feito pelos presos.
À prova desportiva seguiu-se um acto político, no qual a Etxerat, associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos, pediu o fim da dispersão e prestou uma homenagem às dezasseis pessoas que perderam a vida como consequência dessa política. / Ver: ateakireki.com, Gara, naiz.info / Vídeo: Lasterbidean, corrida pelos presos em Oiartzun (naiz.info)