sábado, 1 de junho de 2013

A presa Josune Arriaga foi transferida para Iruñea para se despedir da mãe e o Herrira pede que não a voltem a afastar

A presa política basca Josune Arriaga foi transferida na quinta-feira passada da prisão de Topas (Salamanca, Espanha) para a de Iruñea, com uma autorização especial para visitar a mãe, que não via havia quase uma década. O Herrira pede que não a voltem a afastar de Iruñea.

A mãe de Josune está há seis anos num lar, tem alzheimer e encontra-se em fase terminal. Em Novembro último, sofreu duas crises, pelo que a família solicitou a transferência urgente de Josune para Iruñea, para que ambas se pudessem despedir. No entanto, o Tribunal de Vigilância Penitenciária demorou seis meses a conceder a autorização.

Josune Arriaga, habitante do bairro de Donibane (Iruñea), está presa desde Novembro de 2007, e o seu último destino foi a prisão de Topas (Salamanca), a 469 quilómetros de casa. O Herrira exige que esta presa política não volte a ser afastada de Euskal Herria, da sua terra, para poder continuar a exercer um direito tão básico como o de poder estar perto da mãe nos últimos dias.

Mobilizações: Terça-feira, 4 de Junho, 11h30, junto ao Ararteko / Defensor do Povo
Quarta-feira, 5 de Junho, concentrações junto à prisão, às 12h00 e às 19h00. / Ver: lahaine.org

Ver também: «A Etxerat denuncia novamente a dispersão e as suas consequências» (boltxe.info)

Os bilbaínos Arantza Garbayo e Igor Igartua foram libertados
Os presos políticos bascos Arantza Garbayo (Otxarkoaga) e Igor Igartua (Alde Zaharra) foram libertados ontem, depois de passarem 20 e 6 anos na prisão, respectivamente.
Garbayo saiu à tarde da prisão de Algeciras (Cádis, Andaluzia). Passou os últimos 20 anos em cárceres do Estado espanhol.

Garbayo é membro da comparsa Pa…Ya e em 1999 foi nomeada txupinera da Aste Nagusia.

Igartua saiu da prisão parisiense de Fleury-Merogis na quarta-feira, mas depois foi enviado para um centro de retenção, onde deveria esperar até que a papelada relativa à sua saída do Estado francês ficasse pronta.

Ontem de manhã, meteram-no num avião com destino a Espanha. À chegada ao aeroporto de Barajas (Madrid), onde era esperado pela mãe e por alguns amigos de Bilbo, pôde seguir em liberdade. Igartua foi detido em França em 2007 e, acusado de pertencer à ETA, foi condenado a seis anos de prisão. / Fonte: BilboBranka