sexta-feira, 14 de junho de 2013

Arkaitz Agirregabiria e Zuhaitz Errasti encontram-se em greve de fome na prisão de Bordeaux-Gradignan

Os presos políticos bascos Arkaitz Agirregabiria (Santutxu, Bilbo) e Zuhaitz Errasti (Aretxabaleta, Gipuzkoa), que se encontram na prisão de Bordeaux-Gradignan, entraram ontem em greve de fome, em protesto contra as duras condições que enfrentam no cárcere.

Na semana passada, um preso comum do regime especial fugiu de uma outra prisão de Bordéus. Então, a direcção da prisão Gradignan decidiu aplicar medidas mais duras aos presos que se encontram no regime especial, o que afectou as condições de vida do preso político Arkaitz Agirregabiria, nomeadamente no que respeita às visitas. Para além disso, Agirregabiria foi agredido recentemente por vários presos comuns enquanto esperava para fazer uma chamada.
Em resposta a estas situações, o santutxuarra começou ontem uma greve de fome; Errasti, que se encontra com ele, também aderiu ao protesto. / Ver: BilboBranka, etxerat.info e etxerat.info

O Tribunal Superior de Londres autoriza a extradição de Antton Troitiño para o Estado espanhol
O Tribunal Superior de Londres deu hoje luz verde à extradição de Antton Troitiño. O donostiarra já passou 24 anos nas prisões espanholas e foi libertado em Abril de 2011. Mais tarde, na sequência de uma intensa campanha política e mediática, a Justiça voltou atrás, com o tribunal que decretara a libertação de Troitiño a exigir que este fosse preso para que lhe ser aplicada a chamada «doutrina Parot». No entanto, quando foram à cata dele, não o encontraram em casa. O donostiarra acabaria por ser detido em Londres em Junho do ano passado, juntamente com Iñaki Lerin.
A defesa de Troitiño deverá recorrer para o Supremo Tribunal britânico, dispondo de 14 dias para tal. / Ver: naiz.info e Berria

Dezenas de pessoas protestam contra a transferência da presa Josune Arriaga
Dezenas de pessoas participaram esta manhã numa concentração frente à Delegação do Governo em Iruñea para denunciar a transferência da presa política Josune Arriaga para a prisão de Zaballa (Araba, EH). A família teme que dali seja novamente transferida para o cárcere de Topas (Salamanca), onde se encontrava até agora.

Como já aqui foi referido, a mãe de Josune tem uma doença grave, em fase terminal, e na semana passada ambas se puderam ver pela primeira vez em dez anos, depois de Arriaga ter sido transferida para a prisão de Iruñea com uma autorização especial. O Herrira afirmou que o Governo espanhol «a levou outra vez para que não possa voltar a ver a mãe nem estar perto dos seus em momentos especialmente difíceis».
Depois da concentração, dezenas de pessoas foram até ao Parlamento navarro, onde escreveram a giz diversos lemas em defesa do respeito pelos direitos humanos das presas e dos presos políticos bascos e contra a dispersão penitenciária. / Fonte: ateakieki.com / Fotos aqui

Também o preso Garikoitz Pascual vai ser transferido da prisão de Logroño para a de León, segundo indicaram ao Gara os seus familiares. (Gara)