sábado, 24 de julho de 2010

Centenas de pessoas prestam a primeira homenagem a Jon Anza em Ziburu


Os restos mortais de Jon Anza já se encontram em Euskal Herria, depois de terem sido repatriados desde Toulouse. Centenas de pessoas prestaram uma primeira homenagem sentida ao militante donostiarra.

Quinze meses depois de ter partido num comboio de Baiona e passados mais de quatro desde que o seu corpo foi «descoberto» na morgue do hospital Purpan, em Toulouse, os restos mortais de Jon Anza regressaram ontem a Euskal Herria.

Familiares, pessoas próximas, ex-presos e refugiados, representantes da esquerda abertzale e do Movimento pró-Amnistia e moradores de Intxaurrondo (Donostia) foram ontem de manhã até ao complexo hospitalar Rangueil, em Toulouse, para recolher o féretro com os restos do militante abertzale e trazê-lo de volta para a sua terra.
Iniciaram o caminho de regresso a Euskal Herria por volta das 11h00, tendo chegado ao princípio da tarde. O féretro foi levado para a morgue de Ziburu (Lapurdi) entre duas fileiras de ikurriñas.

Cerca de meio milhar de pessoas juntaram-se para ali prestarem uma primeira homenagem ao militante donostiarra. O acto iniciou-se ao som da txalaparta, enquanto o féretro era levado até à porta da morgue. Depois da actuação de dois bertsolaris, dançou-se um aurresku de honra, tendo depois um membro do Jon Anza Kolektiboa tomado a palavra para lembrar o compromisso do perseguido político de Intxaurrondo.

Responsabilizou Michèlle Alliot-Marie, Alfredo Pérez Rubalcaba, José Luis Rodríguez Zapatero e Nicolas Sarkozy pelo que aconteceu a Anza e salientou que não irão abrandar até que se saiba toda a verdade e que todos os direitos de Euskal Herria sejam respeitados.

Também teve palavras para louvar a «dignidade e a «coragem» da família de Jon Anza.

O acto terminou com os presentes a cantarem o «Eusko Gudariak».

Hoje à tarde, homenagem nacional

O acto nacional organizado em sua memória pela esquerda abertzale, com o lema «Jon, agur eta ohore gudari», terá lugar este sábado, a partir das 17h00, no frontão de Ziburu. Ali, convidou os seus «militantes e, em general, os cidadãos bascos a darem-lhe a recepção que merece».
Além de louvar a trajectória de Anza, a esquerda abertzale afirmou que «irá exigir aos estados espanhol e francês que, de uma vez por todas, esclareçam a verdade», já que consideram que «são eles que os responsáveis pelo sequestro e a morte de Jon». O enterro do militante realizar-se-á numa data próxima e terá um carácter íntimo e familiar.
Em seguida, ver: Cronologia

Notícia completa: Gara
-
Jon Anzaren gorpua, Euskal Herrian / O corpo de Jon Anza, em Euskal Herria

Pequena homenagem prestada a Jon Anza quando da chegada do féretro ao tanatório de Ziburu (Lapurdi).