A mobilização, que partiu de La Casilla pelas 17h30, sob o lema «Bai Udalbiltzari. Bai Euskal Herriari. Aske!» (Sim à Udalbiltza. Sim a Euskal Herria. Livre!), contou com a presença de representantes da esquerda abertzale, do Eusko Alkartasuna ou do Aralar.
Ao longo da manifestação, na qual se pôde ouvir a exigência de “independentzia”, foram exibidas fotos dos arguidos e cartazes com o nome de diferentes municípios bascos. Para além disso, quando os manifestantes percorriam a Rua Autonomia da capital bizkaitarra, foram fortemente ovacionados.
A mobilização terminou junto à Câmara Municipal de Bilbau, onde decorreu um acto com a presença de bertsolaris e a intervenção de dois dos processados, que agradeceram o apoio de todos os presentes e afirmaram que “o povo é a Udalbiltza e a Udalbiltza é do povo”.
Disseram ainda que vêm da Audiência Nacional “de cabeça bem erguida, com um sorriso nos lábios e orgulhosos”, e isto depois de terem sido levados a um “teatro absurdo”. “Embora pareça mentira, estamos contentes e sentimo-nos fortes graças a todos vós. E é com essa mesma força que na próxima quinta-feira iremos de novo a Madrid, orgulhosos e com coragem”.
Fonte: boltxe.info
Mais fotos: Berria
-
Ver também:
“Milhares de bascos apoiam a Udalbiltza e os imputados”, de Agustín GOIKOETXEA-
Manifestação em Bilbau de apoio à Udalbiltza e aos imputados
Imagens da mobilização, que reuniu cerca de 13 000 pessoas em Bilbo, e pequenos excertos de entrevistas, em euskara.