sábado, 24 de julho de 2010

Solidariedade com EH em Buenos Aires, numa perspectiva anticapitalista e revolucionária


Em seguida, a crónica realizada pelos ‘Euskal Herriaren Lagunak’ da Argentina, grupo de solidariedade com o povo basco, sobre o acto de solidário que teve lugar no dia 16 deste mês na cidade de Buenos Aires:

Na sexta-feira passada, dia 16, fomos convidados pela organização argentina Asambleas del Pueblo a apresentar e a divulgar a causa basca. Asambleas del Pueblo é uma organização revolucionária que surgiu durante a crise económica argentina de 2001 e que tem como referência o trabalho político de bairro realizado a partir de uma perspectiva anticapitalista e revolucionária. Esta organização aderiu também a várias convocatórias de solidariedade com Euskal Herria na Argentina.

Quanto a nós, da EHL-Argentina, fomos convidados a falar e a enviar uma mensagem de apoio à organização, e depois procedemos à divulgação de um folheto explicativo da nossa causa, analisando-a por comparação com a perspectiva dos movimentos populares argentinos e ressaltando os seus pontos de contacto. O evento terminou com um óptimo concerto dado por várias bandas locais e que seguramente se irá repetir no futuro. Na próxima sexta-feira, 23 de Julho, no mesmo local (Av. Paseo Colón y Humberto 1°) será projectado o documentário: Euskal Herria, una historia de lucha y resistencia, realizado pelo Resumen Latinoamericano e a Askapena.
Fonte: boltxe.info

Iniciativa solidária na fronteira entre os estados italiano e francês relacionada com o caso Jon Anza
Na quarta-feira, 14 de Julho, coincidindo com o aniversário da Revolução francesa, os ‘Euskal Herriaren Lagunak’ (grupos de solidariedade com o povo basco) levaram a cabo uma acção solidária na fronteira entre França e Itália, no túnel de Frejus.

Os activistas reivindicaram a verdade sobre o desaparecimento (e mais tarde a morte) do militante basco Jon Anza, distribuindo folhetos aos condutores (em francês e italiano) e explicando a brutal repressão que Euskal Herria vive.

Para tal, exibiram também uma faixa e várias fotos de presos. Exigiram ainda a liberdade para os três jovens independentistas detidos em Roma. E fizeram uma grande pintada no asfalto em que se lia: «A verdade para Jon. Liberdade para o povo basco!»

Gora herrion arteko elkartasuna!
Viva a solidariedade entre os povos!

Argazkiak/Fotos

Fonte: askapena.org