sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sucedem-se as revelações: Nos sanfermines vetaram a actuação de um grupo de dança por levar a ikurriña


A Federación de las Casas Regionales de Nafarroa vetou a actuação de quarenta crianças do grupo de baile Etorkizuna Dantza Taldea, de Sakana, porque se ter recusado a deixar de parte a ikurriña.

Esta federação contratou o grupo de baile para que actuasse no âmbito dos eventos das casas regionais no Bosquecillo, durante os sanfermines. Dois dias antes da actuação, o grupo de baile recebeu uma chamada em que lhe foi exigido que não levasse a ikurriña para o acto, alegando que, de outra forma, o Governo de Nafarroa lhes retiraria o subsídio.
No entanto, depois de porem em contacto com o presidente da federação, Benjamín Arca Castañón, ficaram a saber os verdadeiros motivos do veto. Em primeiro lugar, disse-lhes que a decisão de não permitir ikurriñas no seu recinto era exclusivamente sua e da junta directiva, e que as razões apontadas para tal eram que a ikurriña «não representa nenhuma cultura navarra», e que «as restantes casas regionais não costumam levar bandeiras, já que se caracterizam por ser apolíticas».

A junta de Etorkizuna decidiu não ceder e a tão ensaiada actuação não se realizou, uma vez que consideram a ikurriña, que sempre os acompanha, como «um símbolo da identidade cultural que nos caracteriza».

Na nota de denúncia, a Etorkizuna critica ainda o facto de no dia da actuação terem referido a ausência da Etorkizuna por motivos que lhes eram alheios.
«A verdade é que fomos excluídos e vetados por representar através das nossas danças uma parte muito importante da cultura navarra, arraigada nas correntes do nosso escudo», defende o grupo de dança, além de mostrar que as razões apontadas para o veto são falsas.
Fonte: Gara

A ikurriña está proibida? Reflexões (pós) sanfermineras (1)
A legislação espanhola não proíbe a ikurriña, que eu saiba. Na verdade, é a bandeira oficial de uma Comunidade Autónoma.
Do ponto de vista dessa legislação, e apesar de terem mudado as normas para impedir que ondeie oficialmente em Nafarroa, não está proibida, nem a sua exibição na rua pode em nenhum caso ser considerada uma infracção.
Se isto assim é e como entendo que nenhuma força policial reprime bandeiras como a asturiana ou a romena, porque reagem com brutalidade sem limites contra todo aquele que tenta agitar uma ikurriña no txupinazo?
Há múltiplas provas gráficas destas agressões. Aqui vai uma:
http://elomendia.com/?p=496
Floren AOIZ




Fonte: elomendia.com via kaosenlared.net