quinta-feira, 15 de julho de 2010

Em Portugal, o preso político basco Andoni Zengotitabengoa encontra-se em greve de fome


Andoni Zengotitabengoa, preso natural de Elorrio (Bizkaia), iniciou a greve de fome, por tempo indefinido, no dia 10 de Julho. Pretende acabar com o isolamento a que está submetido e exige condições de vida dignas. É a segunda vez que recorre a este tipo de protesto, depois de já ter iniciado uma greve de fome em 13 de Maio, que viria a abandonar por problemas de saúde.
Em concreto, refere como motivos para o seu protesto: apesar de já ter tido encontros com a namorada, não pode ter encontros com a família; passa 24h sozinho, em isolamento, 23 das quais na cela; só tem direito a duas chamadas por semana; não lhe é reconhecido o estatuto político; recusam-lhe o direito ao estudo; depois de cada encontro, são-lhe feitas análises ao sangue e à urina.
Fonte: askatu.org

Nova provocação da Ertzaintza na concentração semanal de familiares de presos políticos de Sopela
Na segunda-feira passada, no final da concentração semanal que familiares e amigos dos presos políticos sopeloztarras realizam, diversas pessoas foram retidas e identificadas por uma patrulha da Ertzaintza quando se preparavam para abandonar o local da concentração.
Depois de identificarem várias pessoas, fotografarem outras que se encontravam nas imediações, a faixa usada na concentração e outros materiais, confiscaram diversas fotos de presos políticos da localidade biscainha e abandonaram o local.
Esta é pelo menos a quinta intervenção policial da Ertzaintza em Sopela (Bizkaia) em concentrações que visam denunciar a violação dos direitos das presas e dos presos políticos bascos e reclamar a sua transferência para Euskal Herria.
Fonte: sopela.net via etengabe

A Ertzaintza identifica cerca de trinta pessoas em Portugalete
Cerca de trinta pessoas que participavam, na terça-feira à tarde, num acto realizado no cemitério de Portugalete (Bizkaia) em memória de Carlos Lucio Fernández, militante da ETA falecido em 1980 num confronto com as FSE, foram identificadas pela Ertzaintza, de acordo com a agência Efe citando fontes do Departamento do Interior. Refere ainda que, uma vez efectuadas todas as diligências, serão acusadas de «enaltecimento do terrorismo».
Fonte: Gara

Ertzainas chateiam-se com a festa da transmissão da final da Halabedi irratia
No fim do jogo da final do Campeonato do Mundo, a Ertzaintza entrou no bar em que a transmissão festiva-humorística estava a decorrer, por iniciativa da Halabedi, e atacaram pelo menos um cliente. Ao que parece, não vão à bola com o humor dos «Halabedis».
Esse humor já tinha ficado bem patente nos dias anteriores ao jogo, quando anunciaram a transmissão em directo. Ver Halabedi_1 / Halabedi_2
"Este domingo a partir de 20:00 desde el bar de Hala Bedi retransmisión en directo del partido España-Holanda, se podrá escuchar a través de las ondas de radio. Locutores e invitados de estado de excepción para retransmitir el exprimido de la naranja mecánica. Inspirados en el Duque de Alba, con mano firme España doblegará a los porretas holandeses.

*(El duque eternizó su memoria tratando de "apaciguar" la sedición de los Países Bajos, donde actuó con gran rigor castigando a los rebeldes, instituyendo el célebre Tribunal de los Tumultos y derrotando repetidamente a las tropas de Guillermo de Orange y Luis de Nassau en los primeros momentos de la Guerra de los Ochenta Años. Coronó su carrera ya anciano, conquistando Portugal para Felipe II.)
"
Fonte: askatu.org