terça-feira, 13 de julho de 2010

O Anboto recebeu as cinzas da arrasatearra Joxepa Arregi no domingo


As cinzas de Joxepa Arregi foram espalhadas no domingo de manhã. Aquela que foi presidente da Etxerat e tenaz lutadora em prol dos direitos dos prisioneiros políticos bascos descansará para sempre nas encostas do monte Anboto. Foi o seu próprio filho Jesus Mari Zabarte, Garratz, cidadão basco que, no total, há mais tempo se encontra encarcerado, quem deu a conhecer este acto, num artigo de opinião em que agradece o calor mostrado por muitos cidadãos perante a morte da sua mãe.
Os habitantes de Arrasate, de onde era natural Arregi, incentivaram as pessoas a participar neste último adeus e pediram que se juntassem às nove da manhã de domingo na Praça Arbolapeta para marchar juntos desde aí até ao monte Anboto.
Arregi faleceu no dia 25 de Maio, com 91 anos de idade.

No acto participaram cerca de 100 pessoas, entre familiares, amigos e conhecidos de Joxepa. Depois de se ter dançado um aurresku em sua homenagem, cantaram-se bertsos escritos por Jon Maia a 26 de Maio e ouviram-se palavras comoventes da parte de Amaia Gabilondo. No final, os presentes cantaram o «Eusko gudariak», antes de as cinzas serem lançadas ao Anboto.
Fonte: Gara e askatu.org
-
Nota: o monte Anboto situa-se no Sudeste da Bizkaia, quase na junção com Araba e Gipuzkoa.