sábado, 31 de julho de 2010

A Etxerat exige respeito pelos direitos dos presos nas estradas bascas


Apesar de a Ertzaintza ter tentado dificultar as mobilizações identificando várias pessoas, a Etxerat levou para as estradas a exigência de acabar com a «criminosa» política penitenciária e de repatriamento dos prisioneiros bascos, respeitando os seus direitos.

Bandeirolas, ikurriñas e folhetos em quatro línguas, exibidos e distribuídos em pontes e áreas de descanso, chamaram a atenção dos condutores para o sofrimento que gera a política de dispersão aplicada aos prisioneiros políticos bascos.



Os familiares e amigos dos presos políticos bascos vieram para as estradas bascas reclamar o fim da «criminosa» política penitenciária e denunciaram as violações de direitos de que os prisioneiros bascos são alvo.



Lembraram que a política de dispersão provocou a morte a 21 presos bascos e que 16 familiares e amigos perderam a vida em acidentes.



As mobilizações contaram com a adesão de centenas de pessoas, apesar de a Ertzainza ter procurado criar dificuldades, identificando os participantes.
Fonte: Gara

Fotos / Argazkiak: etxerat.info

Canção solidária com os presos políticos bascos

Já aqui apresentámos esta canção, cujo título é “Bihotzetatik zintzilik”. A letra é de Beñat Zarrabeitia e a interpretação está a cargo dos Siroka e de diversos colaboradores: Aritz Mendieta (Deabruak Teilatuetan), Endika Abella (121 Krew), Ines Osinaga (Gose), Xabi Solano (Esne Beltza) e Gorka Chamorro (Zein da Zein?). Alaia Martin participa como bertsolari.