sábado, 31 de julho de 2010

Alerta: Pena de prisão e inabilitação para dois zarauztarras com base em denúncia anónima


Uma denúncia anónima bastou à Audiência Nacional espanhola para condenar os dois jovens de Zarautz (Gipuzkoa). Foi a única prova. E bastou.
Dois jovens de Zarautz julgados na Audiência Nacional espanhola no dia 14 de Julho foram condenados a um ano de prisão e a seis de inabilitação, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia.
A única prova foi a denúncia feita por um cidadão anónimo contra os jovens, segundo afirmaram. «A natureza política da Audiência Nacional espanhola fica bem patente nesta sentença, utilizando mais uma vez o direito penal do inimigo para punir cidadãos bascos», afirmaram.
Fizeram um apelo à mobilização contra a repressão, «pois só a activação e mozilização dos cidadãos poderá acabar com a repressão».
Fonte: Gara

David Cebrian em liberdade, depois de sete anos na prisão

A Guarda Civil ocupou Berriozar, mas não conseguiu evitar que a recepção ao ex-preso acontecesse.

O habitante de Berriozar David Cebrian saiu na quinta-feira ao meio-dia da prisão de Ocaña (Toledo), depois de ter estado em várias prisões durante os sete anos de cativeiro. De acordo com a legislação espanhola, devia ter saído em liberdade quando cumpriu os 2/3 da pena, mas Cebrian cumpriu a pena na íntegra, até ao último dia, como é aliás habitual no caso dos presos políticos.
Grande presença policial
Passava já das sete da tarde quando o já ex-preso berriozartarra chegou à sua terra natal, acompanhado por familiares e amigos que se tinham deslocado logo ao início da manhã até à última das prisões que conheceu em consequência da política de dispersão. A Guarda Civil ocupou a Praça Eguzki desde o princípio da tarde, identificando e avisando os transeuntes que não podiam participar em nenhum acto de homenagem ao ex-preso.
Por fim, David Cebrian foi recebido por mais de uma centena de pessoas, que aguardavam num local fechado para o poderem saudar.
Fonte: eguzkiplaza.net via apurtu.org