quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pedem a cargos públicos e eleitos que participem na manifestação pela Udalbiltza


A Bai Udalbiltzari Sarea aproveita as últimas horas antes do arranque do julgamento para fazer um apelo de grande envergadura à sociedade, em geral, e a autarcas e vereadores, em particular, para que estejam presentes na manifestação que este sábado irá ter lugar em Bilbo em defesa da instituição nacional basca. A convocatória, defendem, pretende ser o espelho da «base institucional e democrática» da Udalbiltza.

A rede de denúncia e solidariedade Bai Udalbiltzari Sarea fez na terça-feira um grande apelo à sociedade basca para que secunde a manifestação que este sábado, 17 de Julho, irá percorrer as ruas de Bilbau em defesa da instituição nacional e em apoio aos 22 processados que a partir de hoje irão a julgamento na Audiência Nacional espanhola. A manifestação nacional partirá às 17h30 da Casilla de Bilbo, com o lema «Udalbiltza aske! Bai Udalbiltzari. Bai Euskal Herriari». [Udalbiltza livre! Sim à Udalbiltza. Sim a Euskal Herria]

«Estamos a urdir uma rede de apoio ampla e plural em toda Euskal Herria, e dando forma a uma infinidade de iniciativas nesse mesmo sentido», acrescentaram no comunicado de imprensa, no qual recordaram que, «para denunciar este injusto processamento», foram constituídas em inúmeros municípios do país grupos de apoio aos imputados, e que foram apresentadas e aprovadas moções de denúncia e solidariedade em tantas outras Câmaras Municipais de Euskal Herria.

Também na terça-feira, numa conferência de imprensa que decorreu na Câmara Municipal de Donostia, os representantes municipais da esquerda abertzale, PNV, EA, Aralar, Alternatiba e Plazandreok, juntamente com os sindicatos ELA, LAB, Stee-Eilas, e organizações como a Etxerat, jovens independentistas, EHE ou a Bilgune Feminista e personalidades conhecidas como Txillardegi e Joxe Austin Arrieta expressaram a sua adesão à manifestação do próximo sábado.
Para além de denunciarem todo o processo, anunciaram que ontem iriam participar numa concentração no Boulevard.
Por outro lado, a associação Anai Artea solicitou, numa nota de imprensa, que os imputados no caso Udalbiltza sejam absolvidos, tal como aconteceu com os caso Egunkaria.

Sete advogados de Atenas estarão presentes como observadores
O Euskal Herriko Giza Eskubideen Behatokia [Observatório de Direitos Humanos de Euskal Herria] informou na terça-feira que a associação internacional de advogados ELDH (European Association of Lawyers for Democracy and World Human Rights) enviará uma delegação de advogados na qualidade de observadores ao julgamento que hoje arrancará na Audiência Nacional espanhola. Em concreto, referiu que a delegação será composta por sete advogados pertencentes ao conselho de advogados de Atenas, que assistirão às sessões de hoje e sexta-feira, e que, no sábado, participarão na manifestação nacional de Bilbau de apoio à instituição Udalbiltza.

O Euskal Herriko Giza Eskubideen Behatokia recordou, na nota enviada à comunicação social, que a referida associação internacional de advogados participou em Março no congresso organizado em Donostia pelo CONSEU, no qual caso da Udalbiltza teve um papel crucial. Acrescentaram ainda que, fruto daquela visita, em que puderam ouvir testemunhos directos da boca dos processados no caso Udalbiltza e noutros casos, acabam de publicar um relatório com as conclusões no qual manifestam a sua preocupação «pela série de violações de direitos humanos em Euskal Herria».
Notícia completa: Gara

Doze eurodeputados interpelam a Comissão Europeia e o Conselho da Europa sobre a Udalbiltza
Doze membros do Parlamento Europeu - Frieda Brepoels, Bart Staes, Eva-Britt Svensson, Bairbre de Brún, Raul Romeva, François Alfonsi, Jill Evans, Tatjana Zdanoka, Oriol Junqueras, Ian Hudghton, Jose Bove e Jiri Mastalka - interpelaram a Comissão europeia e o Conselho da Europa, por escrito, sobre o processo contra a Udalbiltza e pediram a esses dois órgãos que digam o que vão fazer para que seja garantido o respeito dos direitos dos 22 cidadãos bascos que começam hoje a ser julgados na Audiência Nacional espanhola.

Por outro lado, representantes políticos, sociais, culturais, sindicais e do âmbito desportivo de Bilbo/Bilbau manifestaram o seu apoio aos 22 bascos e bascas que a partir de hoje se sentam no banco dos réus da Audiência Nacional espanhola, tendo exigido a sua absolvição, bem como o fim de qualquer acção judicial contra a Udalbiltza. (Monika del Valle / Argazki Press)
Ver Gara e Gara