quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um Verão quente



Que até ao momento já implicou uma pessoa detida e várias identificadas, de acordo com o Kimetz Kolektiboa.

Kimetz Kolektiboa * E.H.
Começamos este Verão com uma sucessão de intervenções da polícia autonómica basca, que procura a criminalização da solidariedade...
VER:
http://www.kimetz.org/albistea/euskalherria/un-verano-caliente

Fonte: SareAntifaxista

Ares responde que o monólito por Oñederra, vítima do GAL, infringia a lei
O conselheiro do Interior de Lakua, Rodolfo Ares, respondeu na terça-feira ao Eusko Alkartasuna que a inscrição na placa que a Ertzaintza retirou no passado dia 19 de Junho em Azkoitia «infringia a lei». A placa evocava, entre outros, a vítima dos GAL Ramón Oñederra, Kattu.

O EA questionou o conselheiro sobre a razão da remoção, recordando que a acção «não cumpre a lei sobre as vítimas do terrorismo, que diz que devem ter reconhecimento público». Ares respondeu que «a inscrição infringia as disposições legais e era lesiva para a memória das vítimas do terrorismo», esquecendo que Oñederra é uma delas.
O conselheiro afirmou ainda que, para o reconhecimento das vítimas dos GAL ou grupos de extrema-direita, se cinge «ao acordado no parlamento» e que, de forma a [garantir] a segurança de monólitos, irá tomar as medidas que «melhor contribuam para esse fim».

Por último, questionaram-no sobre a razão de utilizar «a luta contra o terrorismo para difundir o terror em Azkoitia». O conselheiro negou tal coisa e respondeu que a pergunta faltava ao «mínimo respeito» exigido.
Fonte: Gara