quinta-feira, 29 de julho de 2010

Euskal Herriko jaiak 2010: populares, reivindicativas, solidárias e livres...


Etxarriko eta Lizarrako jaiak, Nafarroan: borroka eta festa!

Em Lizarra, há festa garantida nas txosnas entre 29 de Julho e 3 de Agosto.

Em Etxarri-Aranatz, a festa, com um «herri programa» variado e atractivo, vai de 31 de Julho e 6 de Agosto. Quem puder dar um salto a Lizarraldea ou ao belo vale de Sakana, tem festa garantida. Jaiak bai, borroka ere bai!
Fonte: apurtu.org e apurtu.org

Em Gasteiz, a Comissão de Blusas denuncia a detenção da sua presidente pela Ertzaintza
A Comissão de Blusas e Neskas de Gasteiz tornou público na terça-feira um comunicado conjunto com a Comissão de Txosnas em que denunciava a detenção por parte de agentes da Ertzaintza da sua presidente, que consideram «como uma agressão contra toda a Comissão».
Para as comissões, o facto representa «uma nova violação de direitos por parte da Polícia Autónoma basca». Recordaram que foi detida juntamente com outras duas pessoas no dia 25 quando participava «num acto em solidariedade com os familiares de presos» políticos.
Lembraram ainda «o que se passou o ano passado nas festas, ou seja, a remoção da faixa de uma cuadrilla ou a ronda diária da Polícia de choque pelo espaço das txosnas».

Na antevéspera de La Blanca, txosnas e blusas fizeram ainda questão de convidar os cidadãos a contribuir para umas festas participativas e reivindicativas. Pediram apoio, por exemplo, para a homenagem à ikurriña e para o «entxosnazio eguna», dia central das festas no espaço das Txosnas. Gasteizen, entxosnatu!
Fonte: Gara e SareAntifaxista