sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Em Gasteiz, denunciam o julgamento de dois jovens para quem pedem 14 anos de prisão


Membros do Movimento pró-Amnistia de Gasteiz e jovens cujos nomes fazem parte de listas com nomes arrancados a detidos durante o período de incomunicação fizeram saber na quarta-feira, em Gasteiz, que Ekaitz Sanmaniego e Adrian Donnay vão ser julgados na AN espanhola e que tanto eles como outras pessoas são alvo de um «acosso permanente».
Afirmaram ainda que os jovens independentistas estão a ser alvo de «condenações de vingança». Com Sanmaniego e Donnay na mesa, o movimento anti-repressivo lembrou que nos últimos tempos, na sequência das operações policiais e posteriores encarceramentos, o «panorama de Gasteiz é bastante desolador». «Toda esta criminalização e perseguição contra a juventude independentista levou ao encarceramento de vários jovens gasteiztarras por causa do trabalho político e social que desenvolviam», disseram.
Para além do caso de Ekaitz e Adrian, informaram que a Procuradoria pediu uma pena de 35 anos de prisão para o jovem gasteiztarra Jokin Zerain, ainda sem data marcada para o julgamento.
Por tudo isto, o Movimento pró-Amnistia de Gasteiz pediu às pessoas que participem na manifestação que no sábado partirá da Praça da Virgem Branca às 19h00 e na qual serão denunciados «todos estes casos, em particular o julgamento de Ekaitz e Adrian».
Notícia completa: kaosenlared.net

O Movimento pró-Amnistia fez saber que polícias agrediram Arkaitz Agirregabiria
O Movimento pró-Amnistia fez saber na quarta-feira que a Polícia francesa agrediu o preso basco Arkaitz Agirregabiria no dia 18 deste mês. «Em virtude da necessidade de ser transferido para o tribunal de Paris, foi inspeccionado à saída da prisão de Gradignan. Por isso, pediram-lhe que abrisse a boca e o Arkaitz abriu a boca. Voltaram a pedir-lhe que abrisse a boca e assim voltou a fazer. Depois, pediram-lhe ainda uma outra vez que voltasse a abrir a boca e pusesse a língua de fora, mas o Arkaitz recusou-se, dizendo que já chegava. Os gendarmes pegaram nele e atiraram-no contra a parede, pressionando-lhe a cara com força contra a parede. Provocaram-lhe feridas no nariz e ficou com a face esquerda toda vermelha. Mais tarde, queixou-se também de problemas nas costas».
Fonte: Berria / Na foto, concentração solidária com os presos políticos bascos em Londres.

A AN espanhola condenou Oihana Agirre a oito anos de prisão
A donostiarra tinha sido julgada a 12 de Janeiro em Madrid, acusada de ligação à Askatasuna. Na quarta-feira ficou-se a conhecer a sentença: oito anos de prisão. [Elkartasunak ez du etenik izango! A solidariedade não vai parar! Aupa zuek!]
Fonte: askatu.org

O Eztabaida Gune Antiautoritarioa organiza a iniciativa «Preso bat, liburu bat»
Os membros do Eztabaida Gune Antiautoritarioa organizaram a iniciativa «Um preso, um livro», que irá decorrer no dia 29 de Janeiro no Gaztetxe Txorimalo (Algorta-Andra Mari), com o propósito de que a cada preso de Getxo (Bizkaia) seja enviado um livro. É para isso que o dinheiro recolhido na iniciativa irá servir.
No âmbito da mesma, haverá concertos pelas gloriosas bandas Siroka e Erasoka. Por volta das 18h00, o Movimento pró-Amnistia dará uma conferência sobre o tema «EPPK-ren historia eta gure herriko presoen gaur egungo egoera» (A história do Colectivo de Presos Políticos Bascos e a situação actual dos presos do nosso país).
Notícia completa: etengabe
Zabaldu! Divulga!
Osasuna ta elkartasuna! Saúde e solidariedade!
Pitu eta Gabi eta besteak kalera!