sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Esquerda abertzale considera que decisão da ETA obriga todas as partes «a dar passos na construção de cenário democrático»

Numa conferência em que estiveram presentes numerosos órgãos de comunicação, em Bilbo, Marian Beitialarrangotia e Txelui Moreno, acompanhados por outros representantes da esquerda abertzale, encarregaram-se de transmitir as reflexões desta força política (em euskara e castelhano, respectivamente) sobre as reacções suscitadas pela declaração da ETA, cuja importância e alcance reiteraram, na medida em que, ao declarar um cessar-fogo permanente, geral e verificável, «responde ao que foi proposto por agentes internacionais e pelo Acordo de Gernika».

Neste contexto, pediram ao Governo espanhol, «a outra parte» à qual os signatários do Acordo se dirigem, que «dê passos na construção de um cenário democrático».

Em relação à resposta do Governo espanhol, consideram que é possível notar «duas sensações: a privada, na qual se percebe que é uma decisão com grande importância e peso, e a pública, que pretende continuar a manter a bola no campo da esquerda abertzale, procurando uma rápida amortização do conteúdo da declaração da ETA».

Não se esqueceram das «cabmbalhotas» que deram na segunda-feira, quando, ao terem conhecimento do comunicado, destacaram a sua importância, para depois desviarem as atenções com a discussão dos termos utilizados, «procurando assim fragilizar o seu conteúdo e potencial».

Salientaram, neste contexto, como se sentem «incómodos» aqueles que estão «instalados na confrontação» e que PP e PSOE «têm medo» de transmitir à sociedade espanhola a importância da declaração da ETA.

Mostraram-se decepcionados com o discurso do presidente do EBB do PNV, Iñigo Urkullu, tendo referido que a formação política jeltzale «não pode manter uma equidistância desta natureza neste momento histórico, dando cobertura aos sectores que alimentam o imobilismo».

Disseram, assim, «não entender como é que o PNV não é mais exigente e interpelativo com o Governo», em vez de «estar de forma permanente e exclusivamente apontado em direcção à esquerda abertzale».

A esquerda abertzale manifestou a sua disposição para trabalhar com os representantes internacionais envolvidos na busca de uma solução para o conflito e considerou «positiva» a reacção conjunta dos signatários de Gernika, tendo reiterado o seu «compromisso» com a materialização de todos os conteúdos dessa declaração.
Fonte: Gara

Notícia mais desenvolvida aqui.

Ver também:
«Avaliação da declaração da ETA e respostas», de Ezker Abertzalea