quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Signatários do Acordo de Gernika avaliam positivamente declaração da ETA e pedem aos cidadãos que redobrem os esforços


Os signatários do Acordo de Gernika consideram que a declaração da ETA constitui «um passo positivo e de inquestionável valor no processo que conduz Euskal Herria para um cenário de paz e normalização política».

Na conferência de imprensa que dezenas de signatários do acordo deram ontem à tarde em Donostia, Jabi Garnika e Lorea Bilbao destacaram em nome de todos que o passo dado pela ETA, «juntamente com outros que hão-de ser dados pelo conjunto de agentes interpelados» no acordo referido «até ao seu cumprimento na íntegra», são «os necessários para se pôr em andamento um processo democrático com garantias».
Em seu entender, a responsabilidade dos agentes políticos, sociais e sindicais signatários consiste em «continuar a avançar nesse sentido até conseguir que o Acordo se cumpra integralmente».
Depois da declaração da organização armada, pedem ao Governo espanhol que tome «as medidas necessárias» para possibilitar um cenário de normalização política e que responda positivamente aos desafios colocados pelo Acordo de Gernika.

Aos agentes que não subscreveram o pacto, convidam-nos a fazê-lo e a «trabalhar conjuntamente de forma a levar até ao fim o processo de paz e de soluções democráticas, tornando-o irreversível», e à sociedade, a «redobrar esforços no seu envolvimento num processo sem marcha atrás».

Os signatários agradecem aos mediadores internacionais que impulsionaram a Declaração de Bruxelas o «trabalho e o esforço» feito até agora, e pedem-lhes que o prossigam, manifestando ainda a sua disponibilidade para colaborar com eles «em tudo o que considerarem necessário».

Acto no Kursaal a 22 de Janeiro
Por fim, pedem aos cidadãos bascos que sejam «motor e parte activa da nova situação política criada em Euskal Herria», já que, em seu entender, «a própria sociedade basca é o garante do cumprimento total do Acordo e da superação das dificuldades que surjam nesse caminho».
Durante a conferência, anunciaram que os membros do Acordo irão realizar um acto no Kursaal, em Donostia, no próximo dia 22 de Janeiro.
Fonte: Gara via kaosenlared.net