quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A esquerda abertzale promove a participação dos cidadãos na elaboração dos programas eleitorais


Numa conferência de imprensa que decorreu em Donostia, Aitor Bezares, representante nas Juntas de Araba, e Agurne Barruso, autarca de Bergara, salientaram que a iniciativa «Herri Programa 2011. Zure ahotsa, gure hitza» [Programa Eleitoral 2011. A tua voz, a nossa palavra] tem por objectivo fomentar o envolvimento dos cidadãos «na mudança que se avizinha», promovendo a participação de todos na criação dos programas eleitorais. Salientaram, assim, a necessidade de envolvimento por parte das pessoas de esquerda e independentistas, «terra a terra e bairro a bairro», de forma a «que a sua voz seja ouvida».

Ao referirem-se às linhas que devem orientar essa criação de programas, os representantes da esquerda abertzale afirmaram que apostam num «Herri Programa que sinta em cada terra os problemas gerados pela crise, que saboreie o processo democrático iniciado em Euskal Herria, que inspire ar fresco com a mudança real de políticos a nível municipal, que fale euskara, que se oiça com voz de mulher, que caminhe respeitando o meio ambiente, que se sente a falar com os mais velhos e que tenha música e letra dos mais jovens, escrito à mão, e que navegue e cresça na Internet».

Respondendo a questões colocadas pelos jornalistas, Bezares e Barruso referiram que a esquerda abertzale irá registar nas próximas semanas o seu novo partido e que, embora «isso não lhes agrade», vão cumprir a Lei de Partidos, pelo que julgam poder concorrer «em igualdade de condições».

Relativamente à Lei de Partidos, Bezares disse tratar-se de «um fato feito à medida da esquerda abertzale, com a intenção de a deixar fora da contenda eleitoral». Não obstante, afirmou que encaram as próximas eleições com «optimismo e esperança», porque pretendem «ir à liça com uma enorme ambição».
Fonte: Gara via kaosenlared.net