domingo, 30 de janeiro de 2011

Vítimas do Bloody Sunday vão assistir aos actos do 35.º aniversário do 3 de Março


Gara, Gasteiz * E.H.
Este ano cumpre-se o 35.º aniversário do massacre do 3 de Março, que marcou a luta operária em Gasteiz e em toda Euskal Herria, quando a Polícia espanhola carregou contra uma assembleia de trabalhadores na paróquia de San Francisco, em Gasteiz, provocando a morte a cinco pessoas e centenas de feridos. Acontecimentos que ficarão para sempre na memória colectiva deste país, da mesma forma que o povo irlandês jamais esquecerá o que se passou a 30 de Janeiro de 1972 em Derry, onde 14 cidadãos caíram abatidos pelas balas do Exército britânico, num domingo já universalmente conhecido como Bloody Sunday.

Dois exemplos da brutalidade que as forças armadas espanholas e britânicas utilizaram contra bascos e irlandeses, mas também da luta e do esforço das suas vítimas para alcançar a verdade, a reparação e a justiça. E, precisamente, o exemplo das vítimas do «Bloody Sunday» (Domingo Sangrento) irlandês marcará este ano os actos comemorativos do 3 de Março em Gasteiz.

Segundo informou na sexta-feira a Asociación de Víctimas del 3 de Marzo, uma representação das famílias dos mortos em Derry e dos colectivos que promoveram as campanhas de denúncia relacionadas com aqueles factos visitará a capital alavesa e participará nos actos que vão decorrer por ocasião do 35.º aniversário. Desta forma, referiram, ambos os colectivos irão juntar forças «na exigência de verdade e justiça, potenciando a solidariedade internacionalista entre os povos da Irlanda e de Euskal Herria». Iker BIZKARGUENAGA
http://www.gara.net/paperezkoa/20110129/245563/es/Victimas-Bloody-Sunday--asistiran-actos-35--aniversario-3-Marzo

Fonte: SareAntifaxista