quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Esquerda abertzale, EA e Alternatiba firmam no domingo um acordo de «longo alcance»

A unidade de acção entre independentistas e soberanistas de esquerda dará mais um passo este domingo com a assinatura no Palácio Europa, em Gasteiz, de um acordo a três partes: esquerda abertzale, EA e Alternatiba.

O acordo formula-se como um pacto «pela mudança política e social» numa situação marcada por «um quadro jurídico-político esgotado» e «uma crise utilizada para atacar os pilares do Estado do Bem-estar».

De acordo com os documentos acordados a que o Gara teve acesso, a unidade de forças assenta na convicção de que é preciso «responder de forma positiva à nova fase que está a ser progressivamente criada em Euskal Herria». Vêem-na marcada por duas características: um «um quadro jurídico-político esgotado, que não responde aos desejos da maioria social do país», e a crise económica, «que está a ser utilizada para atacar os pilares do que se denomina Estado do Bem-estar e para promover medidas sociais regressivas que afectam a qualidade de vida das classes populares».

Desta forma, as três forças políticas optaram por «juntar forças para abordar a construção nacional e a transformação social, avançando decididamente, e sempre por vias exclusivamente políticas, na consecução de uma Euskal Herria soberana e solidária». Assim consta na redacção provisória do acordo que será apresentado em Gasteiz e aos quais o Gara teve acesso.

O acordo não se define como estratégico - como ocorreu com o da esquerda abertzale e o EA -, mas tem perfil na medida em que garante «vigência a longo prazo. Não se trata de um acordo pontual, de curto prazo, mas projecta-se no tempo com a vontade de ir participando na construção de um sujeito político e social de mudança».
Relativamente à sua área de acção, o pacto realça que Euskal Herria constitui «uma realidade nacional», embora o trabalho conjunto se circunscreva por agora aos quatro territórios do Sul.
Fonte: Gara