sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Jornalistas subscrevem manifesto pela liberdade de expressão e mostram-se preocupados com situação dos detidos

Um grupo de quarenta jornalistas navarros subscreveu um manifesto em que expressam o seu compromisso na defesa da liberdade de expressão e se mostram preocupados com a detenção de quatro pessoas por gerirem uma página de Internet.

No manifesto, lido em euskara e castelhano numa conferência de imprensa em Iruñea, os jornalistas afirmam que «estão profundamente alarmados» pelos facto de os detidos estarem incomunicáveis e perguntam «porque estão a ser privados, nestes cinco dias, de qualquer mecanismo de controlo que garanta a sua integridade física».

Para além disso, referem que na apurtu.org «apareciam denúncias de tortura e excessos policiais» e que a página «era crítica com a política penitenciária», o que «entra no âmbito da liberdade de expressão que, como jornalistas, estamos comprometidos a defender».

«O objectivo do Apurtu era o de informar, não o de ameaçar, e o seu fechamento, consequentemente, afecta todos aqueles que trabalham em meios de comunicação em Navarra», asseveram os signatários do manifesto, que está a receber novas adesões.

Como profissionais e como cidadãos, os jornalistas signatários do documento pedem «um cenário em que todos os direitos de todas as pessoas sejam respeitados, um cenário sem ataques a meios de comunicação, sem qualquer tipo de coacção, um cenário em que todos e todas possamos opinar e trabalhar em liberdade».

«E nesse cenário, pedimos um lugar também para projectos como o do Apurtu», conclui o manifesto.
Fonte: Gara

Vídeos em solidariedade com apurtu.org: familiares pedem a libertação d@s detid@s
Familiares dos detidos em Nafarroa dizem estar fartos de tanta repressão e salientam que os levaram por causa das suas ideias. Divulguemos o vídeo em solidariedade com o apurtu.org e todos os outros detidos.



Vídeo em euskara
http://eguzkibideoak.blip.tv/file/4657727/

Fonte: kaosenlared.net

Ver também: http://paisbasco.blogspot.com/2011/01/tods-somos-apurtu.html