quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Tribunal de Pau irá decidir na terça-feira se extradita Iraitz Gesalaga e Aiala Zaldibar


Decorreu ontem de manhã no Tribunal de Pau a audiência relativa aos mandados europeus emitidos pelas autoridades espanholas contra Iraitz Gesalaga - acusado de relação com organização armada - e contra Aiala Zaldibar, acusada de pertencer à Segi. O juiz adiou para terça-feira que vem uma decisão sobre ambos os casos. No que respeita a medidas cautelares, Iraitz Gesalaga vai continuar detido e Aiala Zaldibar sujeita a controlo judicial. Igor Uriarte, que foi detido na semana passada em Baiona juntamente com Aiala Zaldibar e contra o qual também foi emitido um mandado europeu, não compareceu na audiência de ontem, pelo que o seu processo não foi examinado.
Fonte: askatu.org e kazeta.info

Entretanto, na segunda-feira, véspera da audiência acima referida, a advogada de Iraitz Gesalaga, o jovem zarauztarra detido em Ziburu a 12 de Janeiro, e a Askatasuna disseram numa conferência de imprensa em Baiona que o jovem tinha descoberto um sistema de vigilância - dispositivo exibido pela advogada Maritxu Paulus-Basurco - debaixo do seu carro alguns dias antes da sua detenção, durante uma revisão ao veículo.
Encontrou-se depois com a sua advogada e decidiu que ia apresentar queixa. Só que, entretanto, foi detido no âmbito do mandado de detenção europeu emitido contra ele pela justiça espanhola. Para a Askatasuna, é a prova de que, ao contrário do que tinha sido anunciado, ele não foi procurado, «pois sabiam onde ele se encontrava». E, depois da «descoberta», ele continuou a fazer uma vida normal. A Askatasuna fez um apelo no sentido de se «denunciar sistematicamente» este tipo de factos. Para o movimento, os estados tomaram um caminho «arriscado» ao preferirem «a via policial à via política».
Fonte: Lejpb-EHko_kazeta

Na foto de cima, manifestação em Gasteiz contra o mandado de detenção europeu