segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Acompanhado por milhares de cidadãos, o Olentzero reivindicou a amnistia

Bairros e terras de Euskal Herria assistiram ao cortejo do Olentzero, a mítica personagem basca, que reivindicou a amnistia e o regresso dos refugiados.

De Baiona ao Nerbioi, a sua presença foi seguida de forma massiva pelos cidadãos que, nos mais variados pontos do País Basco, juntaram a reivindicação da amnistia e do regresso das pessoas fugidas de suas casas por razões políticas às canções populares bascas e à dantza.

Assim, a grande maioria dos bascos, para além dos tradicionais presentes que é costume pedir ao carvoeiro - que os vai buscar a algum sítio nos montes bascos -, também lhe pediu um presente muito especial: que ninguém falte em sua casa e que os cárceres espanhóis e franceses se esvaziem de compatriotas que lutaram por uma Euskal Herria soberana, independente e socialista.

Quanto a isto, pode-se dizer que foi um prelúdio para a colossal manifestação do próximo dia 7 de Janeiro em Bilbo. Kolosala izango da e colossal será, seguramente.

Entre outras reivindicações, pede-se:

AMNISTIA
- Com todos os seus direitos, as presas e os presos políticos bascos para Euskal Herria!
- As presas e os presos que cumpriram a sua pena, PARA A RUA! Os que cumpriram ¾, PARA A RUA! Derrogação da doutrina que possibilita a aplicação da pena perpétua.
- Os presos e as presas com doenças graves e incuráveis, PARA A RUA!
- Acabar com situações de isolamento e solidão.

PRESOS e PRESAS, EXILADAS e EXILADOS POLÍTICOS PARA CASA!
A amnistia deve implicar o regresso a casa de todos os presos, perseguidos políticos, exilados políticos, com inteira liberdade. A isto se chegará com a superação do conflito que os levou a estar nessa situação. / Fonte: boltxe.info
Em Iruñea: Noite de Natal em frente à sede do PP [Fotos] (ateakireki.com)