quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A Polícia francesa detém Julen Mujika e Intza Oxandabaratz

A Polícia francesa deteve em Donibane Garazi Julen Mujika e Intza Oxandabaratz, por ordem da juíza Laurence Levert. As buscas à sua casa prolongaram-se até às 15h00. Várias centenas de pessoas mobilizaram-se contra estas detenções.

As detenções ocorreram ontem de manhã (8h00) em Donibane Garazi (Nafarroa Beherea), na casa onde vivem Julen Mujika e Intza Oxandabaratz.
Agentes da SDAT deslocaram-se para o local com uma dezena de carrinhas para proceder às detenções e efectuar buscas no imóvel, que se prolongou até às 15h00, segundo informa a kazeta.info.

De acordo com a Europa Press e a Efe, a ordem de detenção partiu da juíza Laurence Levert, que os associa a um esconderijo encontrado na localidade de Minerve, no Departamento de Hérault, em Agosto de 2009, atribuído à ETA. A AFP indica que as detenções ocorreram «no âmbito de uma investigação de Paris relacionada com a organização ETA».

Cerca de 40 pessoas juntaram-se em frente à casa de Mujika e Oxandabaratz para os apoiar. Entre elas encontrava-se Aurore Martin, perseguida pela Polícia e pelos tribunais espanhóis e que voltou a aparecer em público no sábado passado.

A sua presença causou surpresa entre os presentes, mas, em declarações à Euskal Irratiak, disse que pretende participar nas mobilizações que se realizarem nos próximos dias para protestar contra estas detenções. Expressou o seu «compromisso» com a defesa dos que são vítimas da repressão, «mesmo havendo o perigo» de ser detida.

Grávida
Intza Oxandabaratz, que está grávida de cinco meses, foi presa em Setembro de 2007 numa operação contra o bar Kalaka e o movimento juvenil. Ficou em liberdade dois dias depois.

Antes disto, tinha sido presa em Outubro de 2003 no âmbito de outra grande operação dirigida por Levert e Baltasar Garzón, que se saldou com 34 detenções no conjunto de Euskal Herria. Daquela vez também ficou em liberdade, sob controlo judicial. Em 2005 foi condenada a dois anos de prisão, com um ano de pena suspensa. / Fonte: Gara / Mais info: kazeta.info e kazeta.info

Para protestar contra mais este ataque repressivo do Estado francês, ontem à tarde 400 pessoas juntaram-se em frente à subprefeitura de Baiona. Também houve concentrações em Donibane Garazi (180 pessoas) e Maule (50), de acordo com a kazeta.info.

Ver também:
«La Izquierda Abertzale denuncia la detención de Julen Mujika e Ihintza Oxandabaratz», de Ezker Abertzalea

«Comunicado da Askatasuna» (fr)