quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Iruñea: ongi-etorri em Iturrama, solidariedade em Donibane e na Txantrea

Aritz Azkona e Xabier Urmeneta, bem-vindos a Iturrama!
Na quinta-feira passada, o Olentzero veio até Iturrama. Ao desfile do Olentzero, seguiu-se o ongi-etorri a Aritz Azkona e Xabier Urmeneta (nas imagens). Mais fotos: ateakireki.com

Txantrea: coro da solidariedade
Como todos os anos, um grande grupo coral andou pela Txantrea a visitar as casas dos familiares dos presos. Em cada casa, os familiares dos prisioneiros oferecem de comer e beber aos cantores, que depois cantam canções populares.
Como nos últimos anos o número de presos aumentou tanto, tiveram de começar ao meio-dia para poderem fazer um percurso que incluía mais de 20 paragens. Ao longo de todo o dia, juntaram-se no coro 150-200 pessoas. / Fonte e mais fotos: ateakireki.com

Donibane: «Condenados sin condena»
Os jovens de Donibane Garazi Autor e Egoi Irisarri estão na prisão há mais de um ano sem terem sido julgados. No primeiro vídeo, pode-se ver a canção e o videoclip feitos no bairro para solicitar a sua libertação. No segundo, a concentração que teve lugar no dia 16 de Dezembro.


Ver também: «O Parlamento navarro vai debater uma moção sobre a situação dos presos políticos e os seus direitos» (Gara)
A Mesa e a Junta de Porta-vozes do Parlamento navarro aprovou a tramitação de duas iniciativas apresentadas pelo Bildu sobre a situação dos presos políticos, sendo uma delas uma moção em que se exige o respeito pelos seus direitos e a outra, a solicitação de uma sessão de trabalho com a presença da Etxerat.