sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

No sábado, todos a Baiona!


País Basco: solução democrática já! / Fonte: Baiona Askatu

Leituras relacionadas:
«10 décembre : nouvelle étape pour le processus de paix en Pays Basque», de Carole SUHAS e Giuliano CAVATERRA (lejpb)

«Le 10 décembre, les jeunes à Bayonne !», de Txomin CATALOGNE, membro da Segi, e Xabina LERISSA, membro da Euskaldun Gazteria (lejpb)

«Orain kalea behar dugu eta kalean egon behar dugu», Aurore MARTIN e Josu ESPARZA entrevistados por Jenofa BERHOKOIRIGOIN (Berria)
[Agora, precisamos da rua e precisamos de estar na rua]

Em Santurtzi, alertam para a possível detenção imediata de Unai Hernández
Depois de a Audiência Nacional espanhola ter confirmado a condenação de Unai Hernández Sistiaga a sete anos de prisão, por militar no Ekin, este corre o risco de ser detido e encarcerado a qualquer momento. Assim, representantes locais dos signatários do Acordo de Gernika deram uma conferência de imprensa na quarta-feira para denunciar esta situação e dar todo o apoio ao jovem santurtziarra.

Na conferência de imprensa, expressaram o seu apoio e solidariedade tanto a Hernández como à sua família, tendo afirmado que a «eventual detenção» e encarceramento do seu conterrâneo representa «um ataque» ao processo de paz e de soluções que os cidadãos de Euskal Herria exigem. Acrescentaram que a actividade política «não pode ser criminalizada» e que «a criminalização de pessoas em função das suas ideias políticas é inaceitável em qualquer momento ou situação». / VER: Gara