quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Imagens inéditas de Argala no aniversário da sua morte

José Miguel Beñaran Ordeñana, Argala, faleceu há 33 anos, em Angelu (Lapurdi). Neste aniversário, o Gara apresenta um documento inédito: um vídeo da saída de Beñaran e de mais onze refugiados da ilha de Yeu, onde se encontravam confinados, em Fevereiro de 1977.

No dia 21 de Dezembro de 1978, um artefacto colocado na parte de baixo do carro acabou com a vida de um dos militantes com maior significado na história da ETA, como o reconhece a própria organização armada no seu último Zutabe, o 113, publicado na última Primavera.

O nome de Argala continuou ligado à actualidade informativa também nos últimos anos. Arnaldo Otegi foi processado e condenado por participar num acto em sua memória. E a Câmara Municipal de Arrigorriaga (Bizkaia) foi obrigada, pela Audiência Nacional espanhola, a mudar o nome da praça dedicada a Argala.

Neste aniversário, o Gara apresenta um documento inédito: um vídeo da saída de Beñaran e de mais onze refugiados da ilha de Yeu, onde se encontravam confinados, em Fevereiro de 1977. É a primeira vez que se divulgam imagens não fotográficas de Argala. / Fonte: Gara


Imágenes inéditas de Argala en el aniversario de su muerte from Gara Bideoak on Vimeo.

Ver também:
«Argala assassinado há 33 anos», de Red Vasca Roja e Boltxe Kolektiboa
Em mais um aniversário do seu assassinato pelos serviços para-policiais espanhóis, reproduzimos um texto de Argala que a dada altura foi editado pelo colectivo Red Vasca Roja para a sua edição electrónica, intitulado «Autobiografía política». O texto referido foi publicado pela primeira vez em francês, como prólogo à obra de Jokin Apalategi, Nationalisme et question nationale au Pays Basque 1830-1976. PNV, ETA, ENBATA, publicada pela Elkar em Baiona, em 1977. Posteriormente, a obra seria traduzida para castelhano (também pela Elkar, em 1979), e na capa figurava a indicação «Prólogo de José Miguel Beñaran Ordeñana». É esta versão traduzida do prólogo em castelhano que aqui se apresenta.
VER: boltxe.info