quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mobilização em Iruñea para exigir a libertação de Garazi Autor e Egoi Irisarri

A iniciativa popular Egin Dezagun Bidea, em que também participam moradores do bairro iruindarra de Donibane, manifestou a sua preocupação com a situação de 15 presos originários do bairro que «são alvo da política repressiva» do Governo espanhol e exigiu a libertação dos jovens Egoi Irisarri e Garazi Autor, que estão presos há mais de um ano sem terem sido julgados.

Depois de referir que entre os naturais de Donibane presos há um «gravemente doente» que não tem a assistência médica adequada na prisão, e outro que já cumpriu a pena, mas que continua encarcerado em virtude da aplicação da conhecida «doutrina Parot», o porta-voz da Egin Dezagun Bidea Koldo Amatriain deu particular atenção à situação de Egoi Irisarri e Garazi Autor, há mais de um ano na prisão sem julgamento.
Todos eles estão «encarcerados a centenas de quilómetros de suas casas, famílias e meio», e, como tal, pediu que se ponha fim à «política prisional repressiva e vingativa», e que estes presos sejam «transferidos para prisões de Euskal Herria».
«Bastava aplicar a lei para que isso fosse possível, o que contribuiria de forma muito importante para a consolidação dessa paz que todos queremos», disse.
Para reclamar estas medidas, a Egin Dezagun Bidea convocou uma concentração na Praça de Azuelo e um cordão humano até ao Passeio de Sarasate para sexta-feira que vem (19h30). / Fonte: Gara

O sequestro de um jovem, representado: porque a repressão é uma realidade
Até quando vais aceitar esta situação? A repressão é uma realidade.

Para chamar a atenção para a situação de Jon Ander Resa, que corre o risco de ser detido, a iniciativa Gazte1+ez [Nem + 1 jovem] preparou um vídeo em se que representa o seu rapto. O vídeo foi gravado no âmbito das jornadas de comunicação organizadas pela Gazteiraultza.info, que decorreram em Gasteiz no dia 10 de Dezembro.
Recorde-se que Jon Ander Resa afirmou ter sido abordado por polícias em 2009, que o pressionaram e ameaçaram e lhe pediram colaboração para denunciar amigos. Desde então, corre o risco de ser detido. / Fonte: gazteiraultza.info e Berria