sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Os presos para casa! «Maite zaituztegu»


Kaleak bete kartzelak hustutzeko! Vamos encher as ruas para esvaziar as prisões!
Fonte: topatu.info

«Queremos o Ekaitz em casa!»
Ontem de manhã, juntou-se muita gente no Auzolana Pilotalekua, na Alde Zaharra de Gasteiz, para expressar a sua solidariedade a Ekaitz Samaniego, para exigir o fim da repressão contra a juventude basca e o fim dos julgamentos políticos, e também para anunciar as diversas iniciativas que têm agendadas, entre as quais se conta uma manifestação (hoje, dia 23), que partirá às 20h30 da Andra Maria Zuriaren Plaza.
Ver texto da conferência de imprensa - em euskara e castelhano: gazteiraultza.info

Mais de 600 pessoas deram-se como culpadas em solidariedade com Josu Esparza
Em solidariedade com Josu Esparza, mais de 600 pessoas assumiram como suas as actividades que levaram o membro do Movimento pró-Amnistia a ser entregue ao Estado espanhol e depois encarcerado. Ontem, o Eleak levou essas declarações de culpa até à Audiência Nacional, em Madrid.
Fonte: ateakireki.com

Dez bascos, condenados sete anos depois da sua «detenção preventiva»
Dez cidadãos bascos foram condenados na quarta-feira a penas que oscilam entre os 3 anos e 4 meses e um ano e meio de prisão, depois de chegarem a um acordo com o magistrado do MP e aceitarem as acusações de «integração» e «colaboração» com organização armada. Foram todos presos em 2004, com mais 14 pessoas, no âmbito das chamadas «detenções preventivas».
Para Ibon Urrestarazu, que tomou a palavra em primeiro lugar e aproveitou para dizer que fazia suas as «declarações da esquerda abertzale em defesa dos meios pacíficos e democráticos», e Alaitz Iturrioz, a pena é de 3 anos e 4 meses; de dois para Igor Astibia e Maider Viso, e de um ano e meio para Francisco Agustín Cabo, Iván Medina, Koldo Lekuona, Gustavo Fernández Villate, Jon Duque e María Margarita Eizagirre. O magistrado do MP tinha solicitado penas entre os 10 e 7 anos de prisão. / A.P. / Fonte: Gara

Um juiz belga autoriza a entrega de Xabier Agirre a Madrid
O Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas deu luz verde, na quarta-feira, à entrega de Xabier Agirre, detido a 28 de Outubro na capital flamenga e contra o qual existe um mandado europeu emitido pela Audiência Nacional espanhola. Agirre, que permaneceu encarcerado na prisão de Forest desde a sua detenção, ainda pode recorrer da sentença.
Por outro lado, no dia 16 teve lugar em Belfast a audiência relacionada com o mandado europeu emitido contra Fermín Vila, que recebeu o apoio de, entre outros, Pat Rice e do deputado do Sinn Féin Pat Sheehan. / Fonte: Gara

Cinco bilbaínos, punidos com a «pena perpétua»
Inma Patxo, Fernando Diez, Fernando Del Olmo, Joseba Artola e Josu Amantes são os presos políticos bilbaínos que foram punidos com a pena perpétua. Três são da Alde Zaharra, um é de Errekalde e outro de Indautxu.
Nos últimos anos, a Doutrina Parot foi aplicada a diversos presos políticos bascos, prolongando as penas de prisão até 30 anos - e nalguns casos mais. Olhando para Bilbo, há cinco presos a quem foi aplicada a sentença 197/2006, de 20 de Fevereiro de 2006, do Supremo Tribunal espanhol. Ver, caso a caso, em: Bilbo Branka

Leitura:
«¿Arrepentirse para ser dueño de derechos?», de Fran BALDA (ateakireki.com)
no nos parece que sea de recibo vincular el respeto de los derechos de las personas presas a su arrepentimiento.