terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O colectivo Elkartzen fala sobre os orçamentos gerais de Hego Euskal Herria

«Demos uma conferência de imprensa para analisar os orçamentos de Araba, Bizkaia, Gipuzkoa e Nafarroa Garaia.
Para além disso, apresentámos as nossas reflexões sobre o actual momento económico, bem como a análise que fizemos dos diversos orçamentos, comparando os de 2008 com os de 2012 (anos de profunda crise). E podemos afirmar que a crise, juntamente com os orçamentos, está a ser usada como forma de aumentar a precariedade social. Urge, pois, democratizar a economia e apostar na transformação social.

Em jeito de conclusão, só nos resta a organização e a luta.»

Concentração em frente ao Parlamento de Nafarroa contra o orçamento para 2012
A concentração, que decorreu ontem em frente ao Parlamento de Nafarroa e foi convocada por diversos colectivos, como Bira Beste Aldera, CNT, KEM, Ekologistak Martxan, ESK, Colectivo de Personas en Paro de Iruñerria/Iruñerriko langabetuen kolektiboa, CGT, SOS Arrazakeria/Racismo, Nafar Libertarioak e Aldea, visava protestar contra os cortes sociais no orçamento do Governo navarro para 2012. (Berria)

Concentração em Bilbo contra o «esbanjamento» no TGV em época de crise e desemprego
Meia centena de pessoas concentrou-se em frente à sede do Governo de Lakua em Bilbo, algumas de fraldas, para protestar contra «o esbanjamento» que representa o TGV numa época de crise. No protesto, organizado por vários colectivos, havia uma faixa em que se podia ler «Murrizketarik ez. AHT gelditu».
Os manifestantes afirmaram não compreender como é que no próximo orçamento da CAB a verba para o TGV aumentou «27%», quando se «diminuem» as quantias destinadas à Saúde, à Educação ou aos Serviços Sociais, deixando «de fraldas as pessoas desempregadas e as que não recebem qualquer tipo de prestação social. / VER: Gara / Comunicado de imprensa: kaosenlared.net