sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Convocam manifestação de protesto para sábado em Donibane Garazi contra detenções de Mujika e Oxandabaratz

Na conferência de imprensa em que foi anunciada a convocatória, pediu-se o fim da repressão e a defesa de uma solução democrática. Na ocasião, foi também solicitada a libertação de Mujika e Oxandabaratz, bem como a de Josu Esparza. Estiveram presentes, entres outros agentes, a Askatasuna, a Segi e a esquerda abertzale.

Para protestar contra as detenções de Julen Mujika e Intza Oxandabaratz, foi convocada uma manifestação para sábado às 15h30 em Donibane Garazi. Tal como aconteceu no sábado passado em Baiona, os presentes fizeram um apelo a uma solução democrática e, ao mesmo tempo, pediram ao govErno francês que acabe com a repressão.

Também pediram que Mujika e Oxandabartz sejam libertados, assim como Josu Esparza; afirmaram ainda que os governos têm de abandonar as legislações especiais de imediato.
Exigem que os direitos dos presos políticos sejam respeitados e que estes sejam repatriados. / Fonte: Berria / Mais info: kazeta.info

Ver também: «Pour une solution démocratique au conflit», de Béatrice MOLLE (lejpb)

«Josu Esparza, em liberdade no processo de "enaltecimento" fotográfico, continua na prisão» (Gara)
Josu Esparza, extraditado para o Estado espanhol esta semana, compareceu ontem perante o juiz Pablo Ruz, do tribunal de excepção espanhol, que o deixou seguir em liberdade no âmbito do processo de «enaltecimento» em que se encontra imputado por mostrar fotos de presos políticos na Korrika de 2009. Depois, Josu foi presente ao juiz Fernando Grande-Marlaska, que o mandou para a prisão, acusando-o de pertencer ao Ekin.

«Ministério Público e defesa apresentam a sua argumentação no julgamento de Goieaskoetxea» (Gara)
O MP britânico, em representação das autoridades espanholas, e a defesa de Eneko Goieaskoetxea apresentaram as suas alegações na corte de magistrados de Westminster, que deverá tomar uma decisão sobre a extradição de Eneko.

«Confrontados com o bloqueio estatal, os líderes de Aiete vão criar uma comissão», de Iñaki IRIONDO (Gara)
O Grupo Internacional de Contacto dá a conhecer esta iniciativa, que visa «manter a dinâmica alcançada durante e imediatamente depois da Conferência Internacional», ao verificar que «nem o governo espanhol nem o francês responderam positivamente à declaração da ETA».