segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Argala foi recordado em Leioa

Aproxima-se um novo aniversário do assassinato de Argala por grupos terroristas espanhóis. Argala é uma vítima do terrorismo de estado, uma dessas vítimas que o Estado espanhol não inclui nos números que apresenta de pessoas falecidas neste conflito.

Organizado pela Sare Antifaxista e com a presença do historiador e membro da IPES Txema Uriarte, a homenagem decorreu no Gaztetxe de Udondo-Leioa (Bizkaia), onde um grupo de pessoas se reuniu para debater os contributos de Argala e sua vigência actual. A discussão e o debate prolongaram-se por mais de duas horas, sendo que o tema se afigurava apaixonante e bastante actual.
Mais info e fotos: boltxe.info

Ver também: «Voto de confienza... Si, Cheque en blanco... No» (SareAntifaxista)
Ontem [sábado], realizaram-se em diversos pontos actos solidários, de homenagem e evocativos, de cariz marcadamente antifascista, aos quais acorreram dezenas e dezenas de pessoas.

[Áudio] «Argala, presente!» (pakitoarriaran.org)
Um documento histórico em registo áudio, publicado pela organização armada e revolucionária ETA pouco depois do assassinato de Argala.

Homenagem a Roberto Pérez Jauregi, morto pelas FOP em 1970 em Eibar
Roberto Pérez Jauregi, atingido a tiro pelas FOP no dia 4 de Dezembro de 1970, num protesto contra o Processo de Burgos, viria a falecer quatro dias depois. Foi homenageado em Eibar (Gipuzkoa), na quinta-feira passada. Ver: boltxe.info