sábado, 17 de dezembro de 2011

Cinco realizadores bascos preparam documentário com cinco histórias de presos políticos bascos

Mireia Gabilondo, Eneko Olasagasti, Txaber Larreategi, Enara Goikoetxea e Josu Martínez são cinco cineastas bascos que ontem apresentaram em Donostia um projecto original. Estão a rodar um filme documental que reunirá cinco histórias diferentes de presos políticos bascos, com um carácter marcadamente humano.

Para já, o projecto chama-se «Kartzelako poemak» e espera ver a luz em Setembro, mas já está a ser rodado. O título definitivo do projecto não será esse, encontrando-se aberto a ideias, bem como a contribuições económicas. Tudo isto pode ser encontrado na página http://www.zinez.net/.

Josu Martínez considera que este projecto dá sequência a Itsasoaren alaba [Filha do Mar], em que se recordava o caso de Mikel Goikoetxea, Txapela – vítima dos GAL –, e a Sagarren denbora [O Tempo das Maçãs], que abordava o tema do exílio através da experiência de Alfonso Etxegarai e Kristiane Etxaluz. A questão dos presos políticos bascos, mais actual que nunca, completa uma trilogia.

Martínez admitiu que se trata de um «tema complexo» que querem abordar partindo «da diversidade e da pessoa». Os nomes dos cinco presos ou ex-presos que vão ser os protagonistas mantêm-se por enquanto em segredo, até que a rodagem termine.

Para já, adiantaram que representam cinco situações diferentes. Assim, Martínez trata a realidade de uma pessoa que vai entrar na prisão, «a crónica de um encarceramento anunciado». Larreategi faz justamente a viagem contrária: a da saída da prisão.
Gabilondo aborda a figura de uma presa que se encontra há muitos anos na prisão.
Olasagasti conta o seu próprio reencontro com um amigo preso que não via havia anos. E Goikoetxea aborda outro caso singular, procurando explicar como as mudanças externas também se reflectem internamente.

Martínez assumiu que o projecto enfrenta algumas dificuldades, embora não inultrapassáveis. E, acima de tudo, traz consigo um paradoxo: «é que, quando não deixam sequer mostrar as suas fotos, nós queremos contar isto em imagens». / Fonte: Gara

Aritz Azkona, Luis Goñi, Alberto López e Maider Caminos em liberdade
De acordo com o Ateak Ireki, Aritz Azkona, Luis Goñi, Alberto López e Maider Caminos, que foram julgados no início de Novembro na Audiência Nacional espanhola, com mais cinco jovens navarros, pela sua militância política, iam ser postos em liberdade ontem à tarde, depois de o tribunal de excepção espanhol assim o ter decidido. No julgamento, o MP pediu dez anos de prisão para Maider Caminos, oito anos para os restantes arguidos. A sentença ainda não foi tornada pública.
Mikel Jiménez e Xabier Sagardoy vão continuar na prisão, já que foram condenados noutros processos.
Noe López, Amaia Legarra e Maitane Intxaurraga encontravam-se em liberdade.
Fonte: Gara / Ver: Hemeroteca em ateakireki.com / Ongi etorriak!

Ver também: «Políticos, instituições e cidadãos juntam forças a favor dos presos», de Ana ABARIZKETA (Gara)

«Nafarroa: Presoen eskubideen aldeko baraualdiak eta konzentrazioak udaletxeen aurrean» [fotos] (ateakireki.com)
«Bilbo: Udal eta foru hautetsiek ere presoen eskubideak aitortzeko exijitu dute» (Bilbo Branka)