quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Representantes políticos e sindicais pedem ao Governo espanhol que liberte Oihana Agirre

Esquerda abertzale, Alternatiba, EA, Aralar, LAB, STEE-EILAS, EHNE, o Movimento pró-Amnistia, os jovens independentistas e os Gazte Abertzaleak deixaram uma carta na subdelegação do Governo espanhol em Gipuzkoa exigindo a libertação de Oihana Agirre. A carta foi enviada ao delegado do Governo espanhol na CAB, Mikel Cabieces.

Numa conferência de imprensa junto à subdelegação do Governo espanhol em Donostia, o representante da esquerda abertzale Aritz Ibarrola e Lourdes Eraso, do sindicato LAB, disseram que a missiva denuncia a detenção e encarceramento de Agirre por causa do seu trabalho «em prol da liberdade dos presos políticos bascos» e contra a «repressão» dos estados francês e espanhol.

Neste sentido, salientaram que Oihana Agirre trabalhou «com vista a alcançar a resolução do conflito político que Euskal Herria vive» e que o seu trabalho «contribuiu para se chegar ao Acordo de Gernika, iniciativa essencial para a resolução do conflito político e plano incontornável no caminho que este povo ainda tem pela frente».

Por outro lado, referiram que «Euskal Herria conseguiu, com firme determinação, criar uma oportunidade histórica para a resolução do conflito», mas o Estado espanhol «decidiu prosseguir com a perseguição do trabalho a favor dos presos, prosseguir com a violação de direitos políticos e civis dos cidadãos bascos». / Notícia completa: Gara

A Egin Dezagun Bidea faz um apelo à participação na mobilização contra a dispersão, sábado, em Barañain
A Egin Dezagun Bidea organizou um acto público contra a dispersão, que irá decorrer no próximo sábado, às 18h30, no frontão Retegi de Barañain (Nafarroa), com o lema «Dispersión, ni un minuto más, ni un accidente más». Antes, às 17h30, haverá uma manifestação, que partirá da praça onde vivia Karmele Solaguren, falecida há sete anos num acidente rodoviário quando regressava da visita ao seu filho (preso político basco).

A mobilização foi apresentada em conferência de imprensa por Gloria Rekarte (Etxerat) e Fran Balda (Egin Dezagun Bidea), acompanhados por quatro familiares de presos políticos bascos cujos filhos se encontram em Almeria, Puerto de Santa Maria, Paris e Algeciras. «Só estas quatro famílias, no seu conjunto, têm de fazer, todos os fins-de-semana, mais de 8000 km para visitar os seus seres queridos», referiu Gloria Rekarte, salientando que todos os fins-de-semana «centenas de pessoas põem em risco as suas vidas nas estradas dos estados espanhol e francês para ir a visitar os seus seres queridos». / VER: ateakireki.com

Trailer do documentário que será apresentado no sábado em Barañain

Centenas de pessoas manifestaram-se em Durango contra o acosso policial à juventude
A manifestação, que partiu pouco depois das 18h00 do Landako Gunea, juntou centenas de pessoas, que, em resposta à convocatória do Eleak, pediram o fim do acosso policial de que a juventude basca ainda é alvo.
Os organizadores realçaram que os direitos civis e políticos dos jovens continuam a não ser respeitados, tendo reconhecido «a coragem e a firmeza» daqueles que o denunciaram publicamente.
Apesar das «intenções de quem pretende arruinar os avanços» que ultimamente se deram no cenário político de Euskal Herria, «os jovens demonstraram com clareza o seu compromisso com a nova fase política», referiram. / Fonte: boltxe.info

O Supremo Tribunal belga dá luz verde à extradição de Ventura Tomé
De acordo com a agência Europa Press, o Tribunal de Cassação rejeitou o recurso interposto pela defesa de Ventura Tomé e ratificou a decisão do Tribunal de Apelação de dar luz verde à extradição do refugiado basco para o Estado espanhol. O porta-voz do MP belga, Lieve Pellens afirmou que Tomé poderá ser entregue num prazo que pode ir de dez dias a duas semanas. / Fonte: Gara