terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Josu Esparza foi detido em Baiona e entregue às autoridades espanholas

A Polícia francesa deteve o militante abertzale Josu Esparza ontem à tarde em Baiona e poucas horas depois os franceses entregavam-no às autoridades espanholas em Biriatu. O iruindarra voltou a aparecer em público na manifestação de sábado em Baiona.

A detenção deu-se pelas 16h00 em Baiona, onde Josu Esparza foi interceptado e metido numa viatura, segundo avança a kazeta.info. Nem sequer o deixaram ir buscar as suas coisas e puseram-no a caminho de Madrid.

Agentes da Polícia Judicial francesa entregou Esparza a membros do Corpo Nacional da Polícia espanhola em Biriatu, tendo ficado à disposição da Audiência Nacional.

Os tribunais franceses deram luz verde a dois mandados europeus da AN espanhola emitidos contra o militante abertzale. Depois de estar várias semanas em parte incerta, voltou a aparecer em público, na companhia Aurore Martin, no sábado passado, na manifestação em que se pediu aos estados francês e espanhol que dessem passos com vista a uma resolução democrática.

Representantes políticos, sociais e sindicais afirmaram que o Governo francês «respondeu com a detenção de Josu» e «com mais repressão» ao pedido da maioria da sociedade para que desse passos em prol de uma solução e qualificaram essa atitude como «pura provocação».

Concentração
Por todo isso, fizeram um apelo à participação na concentração que terá lugar, hoje, às 18h30, em frente à sede da subprefeitura em Baiona. A convocatória é apoiada pela Liga de Direitos Humanos de Baiona, Etxerat, Cimade, Askatasuna, a Comissão pela Defesa dos Direitos Humanos do País Basco, Herriarekin, Anai Artea, Solidaires, CFDT salud-sociales, LAB, NPA, AB, Batasuna e Segi. / Fonte: Gara / Notícia mais desenvolvida: Gara

Ver também:
«Les Etats français et espagnol répondent», de Carole SUHAS (Lejpb)

«Declarações de Joxean Agirre, porta-voz do Eleak, na manifestação de Baiona» (boltxe.info)

O Eleak dará uma conferência de imprensa, hoje, sobre a detenção de Josu Esparza e para anunciar mobilizações (ateakireki.com)

Na quarta-feira, às 20h00, concentração na Txantrea (Iruñea) em solidariedade com Josu Esparza

Se alguém se quiser dar ao trabalho de ver as declarações imobilistas, perdidas e intragáveis do «Conselheiro da Porra» à Cadena Ser, nomeadamente sobre a presença de Martin Garitano na manifestação de Baiona, ver: Gara