terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Euskal Selekzioa: Esait defende aproveitamento do actual contexto para se avançar no caminho da oficialização

A Esait fez saber que, por ocasião da disputa do jogo, na quarta-feira, entre as selecções de Euskal Herria e da Tunísia, será lido um comunicado no Arenal bilbaíno e que haverá uma manifestação pelas ruas da capital biscainha para reivindicar a oficialização.

Numa conferência de imprensa que decorreu em Bilbo, os representantes da Esait Egoitz Askasibar e Itziar Arratibel afirmaram estar de acordo com o comunicado emitido na semana passada por um grupo de futebolistas de Euskal Herria, no qual lamentavam a «ausência de avanços na luta pela oficialização» da selecção basca.

Para os jogadores, «a questão da oficialização tem de ganhar força fora do campo e cabe às instituições e federações consegui-la», perspectiva que a Esait corrobora, lamentando da mesma forma que tais instituições «não estejam muito empenhadas nisso».

Ainda assim, a Esait defende que se deve aproveitar as possibilidades «da situação política actual para avançar sem medo no terreno da oficialização».

Para a plataforma, «os jogadores bascos voltaram a falar de forma clara», deixando agora a bola «no telhado de outros». «A ver se entre todos somos capazes de ir buscar a bola ao telhado e dar o melhor nessa luta pela oficialização». / VER: Gara

«Mais de sete décadas de reivindicação nos terrenos de jogo»
Há mais de setenta anos, três golos de Isidro Langara permitiram à selecção, naquela altura «Euzkadi», sair vitoriosa no primeiro jogo da sua história, em Paris. Muitas coisas mudaram desde então, mas não o espírito de uma equipa que continua a reclamar os seus direitos. / Amaia U. LASAGABASTER / VER: Gara