sábado, 10 de dezembro de 2011

Centenas de pessoas reclamam em Barañain o fim da dispersão

Centenas de pessoas percorreram as ruas de Barañain (Nafarroa) numa manifestação em que se evocou Karmele Solaguren e Sara Fernández, falecidas por causa da política de dispersão, ao mesmo tempo que exigiram a amnistia para todos os presos políticos bascos.

A manifestação convocada pela Egin Dezagun Bidea partiu por volta das 17h30 da casa de Karmele Solaguren, em Barañain. Solaguren perdeu a vida no dia 6 de Dezembro de 2004. Uma placa de gelo numa curva em Noviercas (Sória) estaria na origem do acidente em que perdeu a vida, quando ia visitar o seu filho Ekain Gerra à prisão de Alcalá-Meco, perto de Madrid.

O seu marido, Jose Luís Guerra, que viajava com ela, também ficou gravemente ferido no acidente. O barañaindarra Ekain Gerra tinha sido detido pelas Forças de Segurança espanholas em Outubro de 2003 numa das chamadas «operações preventivas», e foi posto em liberdade, sem acusações, dois anos mais tarde.
A tragédia viria a abater-se novamente sobre esta família, pois o jovem perdeu a vida ao ser colhido por um carro depois de cair de uma bicicleta, em Iruñea, quando regressava das festas do bairro de Errotxapea.

Na manifestação também foi evocada a iruindarra Sara Fernández, falecida há oito anos quando regressava de uma visita a um amigo preso.

Com o lema «Acabemos con la dispersión. Euskal presoak Euskal Herrira», centenas de pessoas secundaram a manifestação, que foi até ao frontão Retegi. / Fonte: Gara / Mais info: Gara

Fotos: Acto contra a dispersão e em homenagem a Karmele e Sara, no Retegi pilotalekua, em Barañain (ekinklik.org)

Km-0: Las mil caras de la dispersión
Fonte: ateakireki.com