sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

«Argala» in memoriam

Na próxima segunda-feira, 2 de Janeiro, no programa «La Memoria», da Info7 Irratia
Info7 Irratia eta Ahaztuak 1936-1977 * E.H.
Jose Miguel Beñarán Ordeñana, Argala, é uma dos militantes mais importantes na história do Movimento de Libertação Nacional Basco (MLNV). Desde jovem, participou activamente na luta antifranquista e pela independência de Euskal Herria, integrando-se para tal na organização armada basca Euskadi Ta Askatasuna (ETA); enquanto militante, assumiu um papel central na evolução e reestruturação desta organização nos últimos anos do regime franquista, analisando as consequências da queda da ditadura e as mudanças que se avizinhavam.

O seu papel não se circunscreveu aos elementos de análise política, pois também participou em diversas acções armadas contra o regime fascista, sendo a mais conhecida a que empreendeu contra o almirante e Presidente do Governo franquista Luis Carrero Blanco no dia 20 de Dezembro de 1973 - acção que iria pôr em causa a própria continuidade do regime, na medida em que Carrero era o homem forte e o provável substituto do ditador Francisco Franco.

Argala seria assassinado no dia 21 de Dezembro de 1978 pelos serviços para-policiais espanhóis, que colocaram uma bomba debaixo do seu automóvel; o seu enterro e a homenagem que lhe foi prestada constituiriam uma gigantesca manifestação de dor e também do estatuto que possuía no seio da sociedade basca, um estatuto ainda hoje evidente em vastos sectores.

No próxima segunda-feira, dia 2 de Janeiro, entre as 18h00 e as 19h00, a primeira edição de 2012 do programa «La Memoria», na Info7 Irratia, terá como elemento central a figura humana e política deste militante, e irá contar com os testemunhos dos seus irmãos e com uma entrevista ao historiador e membro da Ahaztuak 1936-1977 Txema Uriarte. / Fonte: SareAntifaxista