Quinze pessoas foram detidas em Gasteiz por «desobediência» por se terem recusado a abandonar o edifício onde em tempos funcionou a antiga Escola de Artes e Ofícios do bairro gasteiztarra de Zaramaga, actualmente em desuso, e que foi ocupado anteontem por um grupo de jovens, segundo divulgou o Departamento do Interior de Lakua.
A intervenção policial começou às cinco da tarde de ontem na Rua Diego de Rojas, por ordem judicial, depois de a Deputação de Araba ter denunciado a «entrada ilegal» de várias pessoas no imóvel, que é propriedade sua.
Os agentes forçaram o acesso ao edifício, em cujo interior se encontravam umas quinze pessoas, que se recusaram a abandonar o mesmo. Por isso, foram detidas, e vários outros jovens que se encontravam nas imediações para os apoiar foram identificados.
O despejo terminou às sete da tarde, embora no local tenham ficado no local patrulhas da Ertzaintza, até que a Deputação fechasse as entradas do imóvel. / Fonte: Gara
Entretanto, os jovens foram postos em liberdade, mas acusados de desobediências várias. (Gara / Berria)
VÍDEO: Zaramagako okupazioa / Ocupação de Zaramaga (gazteiraultza.info)
Na terça-feira: Os jovens de Zaramaga abrem um novo espaço autogerido em Gasteiz
Cerca de vinte pessoas ocuparam na terça-feira a antiga Escola de Artes e Ofícios de Zaramaga, um espaço abandonado localizado no centro deste bairro de Gasteiz. Ao cabo de quatro horas de fechamento, cerco policial e ameaças, abriu-se o portão, e todos os jovens ali reunidos posaram para a foto em frente ao novo espaço autogerido do bairro, que sucede ao Zaramazulo, despejado há já dois anos. / Ion SALGADO / Gara
Solidariedade com um povo amigo, em Arrotxapea
Em Arrotxapea (bairro de Iruñea, a capital de Nafarroa), solidariedade com a Galiza. / Fonte: ateakireki.com