Para expressares o teu apoio, entra em http://kolosalaizangoda.info. Vamos encher as ruas para esvaziar as prisões!!!
Manifesto em euskara / castelhano / francês
Pode-se aceder ao manifesto também em inglês, catalão, galego, italiano, alemão, grego, russo e flamengo.
Em Durango, milhares de pessoas reivindicaram a necessidade de mudar a política prisional
Milhares de pessoas participaram ontem ao fim da tarde, em Durango (Bizkaia), na manifestação convocada pela iniciativa Egin Dezagun Bidea.
«No caminho da Amnistia, encher as ruas para esvaziar as prisões» era o lema da mobilização, e ao longo do percurso os manifestantes gritaram palavras de ordem a favor da amnistia, do repatriamento dos presos bascos e da independência.
Segundo destacaram no final do acto, é essencial enfrentar a situação dos presos, para que seja realmente possível resolver o conflito.«A situação dos presos está na agenda política. Para nós é claro que no caminho da amnistia é necessário encontrar as chaves da solução para a política prisional», afirmaram, tendo-se referido em seguida à lição que se pode ver nas saídas encontradas para a questão dos presos e refugiados políticos nos diferentes conflitos do mundo, como no processo da Irlanda ou da África do Sul, «onde a participação dos presos e dos refugiados foi essencial».
Os participantes na mobilização enviaram um abraço caloroso aos independentistas galegos detidos na semana passada na Galiza. [Galiza ceive!] / Fonte: Gara
A CM de Donostia repudia o encarceramento de Oihana Agirre
O Governo municipal de Donostia considerou incompreensível o encarceramento de Oihana Agirre por causa da sua actividade política no Movimento pró-Amnistia.
Em comunicado, reclamou que todos os seus direitos civis e políticos sejam respeitados, uma exigência que tornou extensiva aos quinze jovens donostiarras que voltaram a ser condenados pela Audiência Nacional espanhola a seis anos de prisão por causa do seu trabalho e ideologia política.
Por isso, reclamou a libertação de Agirre e pediu aos estados espanhol e francês que dêem passos a favor da resolução do conflito. / Fonte: Gara
Apresentação dos Euskal Herriaren Lagunak/Amigos do País Basco de Málaga
No acto de apresentação, deu-se a conhecer o trabalho e a trajectória da esquerda abertzale desde as primeiras eleições após a morte do ditador até às mais recentes, com a Amaiur. Também se falou da grande repressão que o povo basco sofreu, em especial a esquerda abertzale, incluindo as detenções massivas, encerramento de dois meios de comunicação e ilegalizações.
Estiveram presentes no acto cerca de 25 pessoas, cujo interesse em conhecer em primeira mão a actual situação política de Euskal Herria e as condições em que vivem as presas e os presos bascos ficou patente na viva participação no debate que se seguiu.