sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

16.ª edição da «Korrika»: de Tutera a Gasteiz, entre 26 de Março e 5 de Abril

A Korrika é uma corrida a favor do euskara que percorre todo o País Basco / Euskal Herria, organizada pela Coordenadora de Alfabetização e Euskaldunização AEK. O objectivo da corrida é promover a consciencialização relativamente ao euskara, dinamizar o seu uso, e arrecadar fundos para levar a cabo o trabalho diário nos centros de aprendizagem de euskara da coordenadora.
Desde a primeira edição, que se realizou em 1980 entre Oñati (Gipuzkoa) e Bilbau (Bizkaia), a Korrika converteu-se num dos eventos mais importantes em prol do euskara, pelo número de pessoas que consegue aglutinar. Já se realizaram 15 edições nos últimos 28 anos.

No dia 26 de Março começará em Tutera (Nafarroa) uma nova edição, que durará 11 dias e percorrerá mais de 2000 quilómetros por todo o território de Euskal Herria, sem parar em nenhum momento e com a participação de centenas de milhares de pessoas de todas as idades e condições.
Durante a corrida os participantes levam um testemunho que passam de mão em mão, a cada quilómetro. Esse testemunho leva uma mensagem no seu interior que será lida no final da corrida, no dia 5 de Abril, em Gasteiz (Araba), por uma pessoa de relevo no âmbito euskaldun e que, portanto, não se torna pública até ao último momento.

Para mais informações sobre a Korrika 16, ver: http://www.korrika.org/


Vídeo oficial da canção da Korrika 16, «Ongi etorri lagun» [Bem-vindo, amigo], com letra de Jon Maia e música e interpretação a cargo dos Betagarri.