sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Moção de censura em Azpeitia: Beitialarrangoitia acusa PNV e EA de aplicarem «a sua própria Lei de Partidos»


A autarca de Hernani, Marian Beitialarrangoitia, afirmou que amanhã o PNV e o EA vão aplicar “a sua própria Lei de Partidos” em Azpeitia e pediu à formação de Unai Ziarreta que reflicta sobre a atitude que vai adoptar no município guipuscoano.

Entrevista ao autarca de Azpeitia (eus) (pdf)

O Aralar vai abster-se na votação da moção de censura

Para a primeira edil de Hernani, com a moção de censura que se vai debater amanhã no Município de Azpeitia pretende-se deixar “a esquerda abertzale fora do plano institucional”.

Na sua opinião, o PNV e o EA vão aplicar “a sua própria Lei de Partidos”, pelo que pediu à formação a que preside Unai Ziarreta que reflicta sobre a atitude que vai adoptar em Azpeitia, perguntando-lhe também se acredita que a moção vai contribuir para uma aproximação a “um cenário democrático” e para a solução do conflito.

Beitialarrangoitia criticou o facto de que o EA diga que não é legítimo um autarca não condenar a ETA, mas “não esclareça como é legítimo juntar-se a uma força política de quem antes dizia que praticava necrofagia política”, em referência ao PNV.

Fonte: Gara

A propósito da moção de censura avançada pelo PNV e pelo EA com o propósito de arrebatar a autarquia à esquerda abertzale, leia-se [em castelhano]: «EA e Aralar não cumpriram o acordo de governação “blindado” em Azpeitia», de Gari Mujika [Gara]