quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Política prisional criminosa: Hodei Ijurko permanece em isolamento há 10 meses

O preso político basco de Iturrama (Iruñea) Hodei Ijurko encontra-se há vários meses na prisão de Curtis e tem de suportar diariamente as pressões e provocações por parte dos guardas prisionais.

A situação do preso político Hodei Ijurko tornou-se insustentável. Além de se encontrar completamente isolado do resto dos presos políticos encarcerados em Curtis, tem que fazer frente a inúmeras provocações e pressões dos guardas da prisão galega.

No dia 6 de Fevereiro, a direcção da prisão vai decidir se prolonga por mais três meses o regime de isolamento, coisa que já fez por duas vezes. Esta situação de isolamento deve-se a um incidente ocorrido na prisão de Soto, onde foi espancado pelos guardas. Depois, foi transferido, já em situação de isolamento, para Valdemoro, e, um mês depois, para Curtis.

Cartas para a prisão
As presas e os presos bascos de Curtis estão a fazer tudo para que tirem Hodei do módulo de isolamento e o mudem para junto de outros companheiros do Colectivo. Desde Euskal Herria também se puseram em marcha diferentes iniciativas. Uma delas consiste em enviar cartas à direcção do estabelecimento prisional. Os seus impulsionadores pretendem que antes de 6 de Fevereiro (data da revisão) centenas de cartas cheguem à prisão de Curtis. Eis o endereço:

A la atención de la Dirección

CP TEIXEIRO
Carretera Paradela s/n
15310 CURTIS (A CORUÑA)

Este é o texto proposto:
“A la Dirección del Centro
Hodei Ijurko lleva desde mayo del 2008 recluido en el modulo de aislamiento de este centro. Durante todos estos meses está siendo sometido a provocaciones constantes por parte de funcionarios de dicho modulo. Ante todo ello exijo:
- La salida inmediata de Hodei Ijurko del modulo de aislamiento y el reagrupamiento con sus compañeros.
- Que ningún preso político vasco esté sometido al régimen de aislamiento.”

Fonte: apurtu.org