sábado, 24 de janeiro de 2009

Sem pingo de vergonha! Polícia às ordens de Garzón prende oito militantes independentistas

A Polícia espanhola deteve na madrugada de ontem, por ordem do juiz Baltasar Garzón, oito militantes abertzales na Bizkaia, em Gipuzkoa e Araba, acusados pelo Ministério do Interior de fazer parte da “nova direcção do Batasuna”. Trata-se de Agurtzane Solaberrieta, Hodei Egaña, Eli Zubiaga, Iker Rodrigo, Arantza Urkaregi, Imanol Nieto, Amparo Lasheras e Iñaki Olalde. Para além disto, a Polícia inspeccionou as sedes da Herria Aurrera e Gasteiz Izan e as casas de numerosos representantes e militantes independentistas.

Testemunhos na Infozazpi Irratia: Tasio Erkizia

Santi Kiroga

Mariné Pueyo

Arantza Zulueta

Mobilizações: a Polícia carregou com violência em Baiona

Reacções

O reitor da UPV destaca a “trajectória exemplar” de Arantza Urkaregi

A professora da UPV Arantza Urkaregi (Bilbau), Eli Zubiaga (Algorta), Iker Rodrigo (Erromo) e Imanol Nieto (Sestao) foram detidos na Bizkaia, segundo confirmou o Movimento Pró-Amnistia.

Em Araba, os detidos são a representante da plataforma D3M Amparo Lasheras, em Gasteiz, e Iñaki Olalde, em Agurain, de acordo com o Movimento Pró-Amnistia. A agência EFE divulgou a informação de que o representante independentista das Juntas de Araba Aitor Bezares também tinha sido preso, mas tal viria a ser depois desmentido pelo Movimento Pró-Amnistia.

Hodei Egaña e Agurtzane Solaberrieta foram presos em Gipuzkoa, concretamente em Donostia e Usurbil, ainda de acordo com a mesma fonte.

Inspecções
A Polícia espanhola procedeu a numerosas inspecções nas casas de militantes e representantes independentistas.
Na Bizkaia, foram à casa do histórico militante abertzale Tasio Erkizia, e também à de Joxerra Etxebarria.

A Polícia inspeccionou ainda a sede de Herria Aurrera na capital bascainha, onde esteve presente o juiz do tribunal de excepção espanhol Baltasar Garzón, que ordenou a operação.

Em Nafarroa, a Polícia revistou as casas da vereadora independentista em Iruñea Mariné Pueyo e do também edil em Huarte Santi Kiroga.

Em Araba, inspeccionaram as casas de Fernando Antia, em Gasteiz. Antia é o promotor da plataforma D3M no herrialde.
Ainda na capital alavesa, entraram na sede da plataforma Gasteiz Izan, no bairro de Judimendi.

Em Gipuzkoa, a Polícia permaneceu durante cinco horas na casa da vereadora abertzale Miren Legorburu, em Hondarribia, de onde levou computadores.

A “nova direcção do Batasuna"
O Ministério espanhol do Interior emitiu um comunicado em que afirma que os detidos fariam parte da nova Mesa Nacional de Batasuna.

Sob regime de incomunicação
Por seu lado, o Movimento Pró-Amnistia fez saber que todos os detidos se encontram sob incomunicação e que serão transferidos para Madrid nas próximas horas. Este organismo afirmou tratar-se de uma operação contra a plataforma D3M, cujo objectivo é impedir que as listas abertzales possam concorrer às próximas eleições autonómicas, a 1 de Março, nos 3 herrialdes da CAV: Gipuzkoa, Bizkaia e Araba.

Fonte: GARA

Faxistak kanpora! Atxilotuak askatu!

Faz frente à repressão! Liberdade para os detidos, já!