quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

A AHT Gelditu! convoca uma manifestação nacional contra o TGV para 17 de Janeiro, em Urbina


“A AHT GELDITU! quer tornar hoje manifesto o seu mais firme repúdio perante o enorme esbanjamento de recursos públicos que os governos andam a fazer com o TGV, desviando nestes tempos de crise fundos públicos cada vez maiores para um macroprojecto que não apresenta qualquer rentabilidade em termos económicos e sociais, enquanto outros sectores da actividade económica e outras necessidades sociais – habitação, educação ou saúde – ficam sem cobertura.

Assim, o Governo Basco e o Ministério do Fomento prevêem gastar no próximo ano cerca de 750 milhões de euros no “Y basco”, sem ter em conta as necessidades de tipo social, económico e cultural que a sociedade apresenta, nem o ataque que o nosso meio ambiente está a sofrer.”

Para além disto, a coordenadora apelou ainda a uma participação popular massiva na manifestação nacional contra as obras do “Y basco” que se realizará no sábado, 17 de Janeiro, às 12h, em Urbina, com o lema «AHT GELDITU! LURRA BERRESKURATU» [Parem o TGV! Recuperem a Terra], para que a sociedade diga um NÃO rotundo à imposição e demonstre que em Euskal Herria existem forças suficientes para parar o TGV.

Urbina, pequena localidade do município de Legutio (Araba), fica situada 20 km a norte de Gasteiz, numa das zonas mais castigadas pelo macroprojecto do TGV.