sexta-feira, 2 de julho de 2010

Manifestação no dia 3 de Julho, em Iruñea, a favor dos nossos símbolos

Juntámo-nos aqui para manifestar a nossa inquietação face ao agravamento do ataque que em Nafarroa o bunker do Amejoramiento está a empreender contra os símbolos do nosso povo.

Tudo leva a pensar que, durante os próximos Sanfermines, Barcina e os seus acompanhantes (chamem-se UPN, PSN ou PPN) darão um novo passo nesta sucessão de agressões. Mas sabemos que isto não resulta do acaso: fomentam estes ataques conscientes das profundas raízes que os símbolos têm na identidade do nosso povo; assim, ao procurarem o desaparecimento dessa identidade, perseguem os símbolos a ela ligados.

Isto não é mais que a continuação da táctica que os predecesores políticos da direita navarra esboçaram e aplicaram no franquismo: perseguição dos nossos símbolos e imposição dos de Espanha juntamente com o seu projecto antidemocrático; mais do mesmo.

Assistimos à perseguição dos nossos símbolos nas ruas e à imposição judicial que se abateu sobre os municípios que em Nafarroa mantêm a presença de todos os símbolos do nosso povo. Mas, para lá da forma que estas agressões assumam, a sua origem é estrictamente política e reside na estratégia de imposição e assimilação que a dupla UPN-PSN protagoniza em Nafarroa.

Por esta altura, é difícil não crer que, por trás da ofensiva dirigida em Iruñea e no resto de Nafarroa contra os nossos símbolos, se encontra um claro choque de projectos: por uma parte, o da imposição e o da blindagem do actual quadro de UPN-PSN; por outra, o da construção do futuro de forma livre e democrática.

Barcina, Sanz, Jiménez, del Burgo e Cervera deixaram claro qual é a sua opção: a Nafarroa assimilada, a Nafarroa domada, ou seja, a Navarra Foral e Espanhola.

Mas, perante isto, existe um projecto em prol dos direitos democráticos do nosso povo. Queremos incitar todas as pessoas e agentes tanto políticos como sociais abertzales e progressistas de Nafarroa a vir para a rua em defesa deste projecto de liberdade e a dizer «basta» à imposição.

Para dar um passo neste caminho, apelamos à participação na manifestação que, na defesa dos nossos símbolos, se realizará em Iruñea no dia 3 de Julho, sábado, às 18h30, a partir da Estação de Autocarros.

Fonte: ezkerabertzalea.info