quarta-feira, 16 de março de 2011

Concentrações em frente às sedes do Governo espanhol: «Mais detenções, não! Acabemos com a tortura!»

Atxiloketa gehiagorik ez! Torturarekin amaitu!

Em Iruñea, juntaram-se 150 pessoas.
Fonte: ateakireki.com

Ver ainda: «A resposta unitária contra a tortura chega às sedes do Governo espanhol» (Gara)
Quatro concentrações simultâneas reclamaram em frente às sedes do Governo espanhol que se ponha fim às detenções e à tortura. Estas mobilizações, convocadas por numerosos sindicatos e forças políticas, exigiram a Madrid que avance no sentido da resolução do conflito.

Habitantes de Elgoibar dão as boas-vindas a Mikel Ibañez
Na sexta-feira passada, os habitantes de Elgoibar deram as boas-vindas ao ex-preso Mikel Ibañez, em liberdade condicional desde Janeiro devido ao seu grave estado de saúde.
Em Maio de 2008, o tribunal especial aceitou colocá-lo em regime de prisão atenuada, mas em Agosto de 2010 Ibañez foi preso e levado para a prisão a pedido de um magistrado da Audiência Nacional.
Um mês depois, Ibañez ficou de novo em liberdade, e em Janeiro a AN espanhola concedeu-lhe finalmente a liberdade condicional.
Na sexta-feira, a solidariedade para com este ex-preso fez-se sentir num acto simples e num jantar popular.
Por outro lado, em Ondarroa 80 moradores concentraram-se na segunda-feira pelos presos, em Bermeo foram 25, 45 em Iurreta, 31 em Pasaia, 21 em Ataun, 66 em Altsasu, 27 em Zaldibia, 45 em Laudio, 15 em Zaldibar, 11 em Abadiño, 25 em Ordizia, 21 em Zorrotza e Altza, 9 em Euba e 23 em Otxarkoaga.
Fonte: Gara
Entretanto, a advogada Arantza Zulueta teve de depor ontem de manhã na presença de Grande-Marlaska, da Audiência Nacional espanhola, e pôde seguir em liberdade. Não foram adoptadas quaisquer medidas adicionais contra ela. (askatu.org)